Jonas Vingegaard ainda é uma incógnita para o Tour de France (29 de junho a 21 de julho) após a grave queda no Tour do País Basco. “As chances de Jonas participar do Tour são 50-50”, afirmou seu treinador, Tim Heemskerk, em uma recente conversa com o jornal dinamarquês BT.
Treinador continua cauteloso
Em outra entrevista ao jornal De Limburger, Heemskerk discutiu detalhadamente a reabilitação do bicampeão do Tour de France. Nas últimas semanas, surgiram relatos otimistas sobre a participação de Vingegaard no Tour, mas seu treinador continua cauteloso.
O ciclista dinamarquês está atualmente finalizando um curso de treinamento em altitude em Tignes, acompanhado por Wout van Aert (também uma incerteza) e Christophe Laporte.
Ciclistas do Critérium du Dauphiné chegam na quinta-feira
“O nível dele é bom o suficiente para estar aqui (Tignes), e isso é positivo”, comenta Heemskerk. “Os ciclistas que participaram do Critérium du Dauphiné se juntarão a nós a partir de quinta-feira. Jonas teve que seguir um programa rigoroso nas últimas semanas para manter a esperança de estar pronto para o Tour.”
Sequência pesada de treinamentos
Heemskerk descreve esta semana como crucial: “É emocionante ver como seu corpo reagirá após a intensa semana de treinos que teve. A primeira semana em altitude foi focada na adaptação e recuperação. Depois, veio uma semana de treinos pesados, e agora temos outra pela frente.
“O mais importante é como ele vai responder a isso. Precisamos ver como ele consegue lidar com o ritmo e a fadiga”, pondera Heemskerk.
De acordo com o treinador, as próximas duas semanas são essenciais para o Tour de France. “Jonas também precisa sentir que está evoluindo significativamente”.