Principal gregário de Primoz Roglic desiste dos Jogos Olímpicos de Paris, revela principal emissora belga
Aleksander Vlasov (BORA-hansgrohe), não participará dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 devido a “razões desportivas”, conforme anunciado pelo canal belga Sporza. Vlasov, considerado o principal gregário de Primoz Roglic, foi um dos 14 atletas russos, que receberam autorização provisória do Comitê Olímpico Internacional (COI) para competir nos Jogos.
Restrições aos atletas da Russia e Bielorrússia
A guerra entre Ucrânia e Rússia resultou na decisão de que atletas da Rússia e da Bielorrússia não seriam bem-vindos nos Jogos Olímpicos de Paris. Em resposta, o COI permitiu que atletas individuais desses países, participassem sob uma bandeira neutra, desde que cumprissem determinadas condições.
Entre essas condições, os atletas não poderiam ter vínculos com serviços militares ou de segurança dos seus países de origem, nem ter demonstrado apoio à invasão russa.
Para assegurar o cumprimento dessas exigências, o COI estabeleceu um painel especial de inspeção. Aleksander Vlasov passou com sucesso por essa verificação, recebendo a aprovação necessária para competir.
Tour de France confirmado
No entanto, apesar da aprovação, Vlasov decidiu não viajar para Paris, para competir nos Jogos Olímpicos, conforme revelou o Sporza. Sua participação no Tour de France, onde será o principal ajudante do capitão Primoz Roglic, está confirmada. O russo, inclusive, renovou seu contrato com a BORA-Hansgrohe, segundo anunciou a equipe através das redes sociais.