Na quarta-feira, Jasper Philipsen foi o vencedor da etapa de abertura do Baloise Belgium Tour 2023. A etapa, que teve aproximadamente 165 quilômetros de ida e volta de Scherpenheuvel-Zichem, foi um espetáculo emocionante, com a participação ativa de Mathieu van der Poel e da equipe Alpecin-Deceuninck. No entanto, Philipsen garantiu a vitória em um sprint final. Fabio Jakobsen ficou na segunda posição.
O grupo tradicional de fuga do dia foi composto por três belgas, dois holandeses e um britânico. Os ciclistas eram Alex Colman (Flanders-Baloise), Michael Vanthourenhout (Bingoal-Pauwels Sauzen), Kobe Vanoverschelde (Tarteletto-Isorex), Wessel Krul (Human Powered Health), Bert-Jan Lindeman (VolkerWessels) e Jacob Scott (Bolton Equities-Black Spoke). Eles conseguiram uma vantagem de dois minutos sobre o pelotão.
Van der Poel e Philipsen lançaram o primeiro ataque… Infelizmente, Eli Iserbyt teve azar e teve que abandonar devido a uma doença. Ele pôde observar de fora enquanto a equipe Alpecin-Deceuninck acelerava a corrida a 90 quilômetros do final. Mathieu van der Poel, Jasper Philipsen e Gianni Vermeersch se destacaram em uma das subidas, com Mathias Vacek os apoiando. Eles logo alcançaram o grupo da frente e forçaram uma reação do pelotão.
A diferença aumentou para 30 segundos, o que levou as equipes Soudal Quick-Step, Team DSM, Lotto Dstny e Intermarché-Circus-Wanty a reagir. O ritmo era tão intenso que o pelotão se fragmentou. Thibau Nys foi um dos ciclistas que ficaram para trás quando houve uma reagrupamento a 68 quilômetros do final.
A equipe Alpecin-Deceuninck claramente não queria perder o controle e lançou outro ataque pouco tempo depois, desta vez com Van der Poel e Ramon Sinkeldam. Junto com Casper Pedersen, eles lideraram um grupo de dez ciclistas a 60 quilômetros da linha de chegada, que incluía Jasper Stuyven, Hugo Page, Jasper De Buyst, Cees Bol, Rasmus Tiller, Sander De Pestel e Ceriel Desal. No pelotão, a equipe Israel-Premier Tech assumiu a organização, uma vez que o ritmo havia diminuído.
Graças ao trabalho das equipes Trek-Segafredo e Intermarché-Circus-Wanty, a vantagem dos líderes diminuiu rapidamente. A cerca de três quilômetros da linha de chegada, houve um reagrupamento com o pelotão principal, no qual ainda estavam presentes os velocistas Jasper Philipsen, Fabio Jakobsen e Caleb Ewan. Gianni Vermeersch tentou evitar o sprint, mas sua tentativa foi em vão.
Foi um dia de destaque para a equipe Alpecin-Deceuninck. As equipes Uno-X, Lotto Dstny e Alpecin-Deceuninck colocaram seus trens de velocidade em ação. Foi Rickaert quem lançou Van der Poel na frente, seguido por Philipsen com uma excelente aceleração. De Vlam van Ham liderou o campeão europeu Jakobsen em sua roda, mas Philipsen se manteve firme e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Timothy Dupont terminou em terceiro lugar, seguido por Alexander Kristoff em quarto.
Com a vitória, Philipsen também se tornou o primeiro líder da classificação geral do Baloise Belgium Tour, que vai até domingo.
Resultados da 1ª etapa do Baloise Belgium Tour 2023: