Bernard Hinault revela opinião sobre Jonas Vingegaard no Tour de France “se ele vencer, eu não entendo mais nada de ciclismo”
Nos últimos anos, o Tour de France tem sido uma arena para o duelo entre Tadej Pogačar e Jonas Vingegaard. O atual campeão, Jonas Vingegaard, no entanto, enfrentou grandes desafios em sua preparação, levantando dúvidas sobre sua capacidade de defender o título.
Bernard Hinault 5x vencedor do Tour de France
Bernard Hinault, vencedor do Tour de France em 1978, 1979, 1981, 1982 e 1985, compartilhou suas expectativas em uma entrevista ao jornal belga Het Nieuwsblad. Hinault, agora com 69 anos, está cético em relação às chances de Vingegaard repetir o feito, especialmente após a queda do dinamarquês na Volta ao País Basco.
“Se Vingegaard vencer, eu não entendo mais nada”
“Se ele conseguir vencer o Tour novamente este ano, não entendo mais nada de ciclismo”, afirmou o veterano ciclista. Hinault compara a situação de Vingegaard à de Pogacar em 2023, quando o esloveno não conseguiu entrar em forma, após fraturar o pulso na Liège-Bastogne-Liège.
Hinault destaca a importância das equipes, mas enfatiza que o desempenho individual dos líderes é o fator decisivo. “Em última análise, é sempre o líder quem determina qual equipe é a mais forte. A equipe vai vencer etapas, não a classificação”, observa Hinault, referindo-se às fortes formações da UAE Team Emirates e da Visma-Lease a Bike.
Admiração por Tadej Pogacar
Enquanto isso, Tadej Pogacar afirma estar na melhor forma de sua vida, apesar de já ter competido no Giro d’Italia este ano. Para Hinault, essa participação adicional não deve ser um obstáculo.
“Eu fiz isso (Hinault venceu o duplo Giro/Tour em 1982 e 1985). Merckx conseguiu fazê-lo, outros ciclistas conseguiram. Por que não Pogacar? Caso contrário, diremos que os pilotos de hoje não são tão bons como costumávamos ser. Isso não é verdade.”
Recorde de vitórias supera Hinault
Hinault expressa grande admiração pelo jovem esloveno, reconhecendo seus feitos impressionantes. “O recorde que ele tem hoje, aos vinte e cinco anos, é maior que o nosso com a mesma idade”.
“Ele venceu o Tour duas vezes e agora venceu o Giro. E também um monte de clássicas. Se nada acontecer com ele, ele será um dos maiores ciclistas deste século”, finaliza o 5x vencedor do Tour de France.