UCI investiga Sala de Controle da Visma-Lease a Bike, conformidade às regras precisarão ser respeitadas
Mathieu Heijboer, diretor de desempenho da Visma-Lease a Bike, revelou detalhes sobre a nova Sala de Controle da equipe, um projeto inovador que promete transformar a maneira como a equipe gerencia informações durante competições.
Durante o Tour de France, a equipe holandesa terá acesso a todas as imagens de TV, à rádio da corrida e pode monitorar todos os ciclistas do pelotão a partir de uma van especialmente equipada. “Também podemos acompanhar os adversários”, acrescenta Heijboer.
Otimização da Tomada de Decisões
“Ao trazer todas as informações para a Sala de Controle, garantimos que elas ficam mais seguras no carro e, ao mesmo tempo, temos mais dados à nossa disposição”, explica Heijboer.
Ele destaca que as decisões ainda são tomadas em primeira instância na corrida, mas os treinadores no carro agora recebem suporte adicional da Sala de Controle.
“Os treinadores na Sala de Controle podem, no máximo, alertar os treinadores no carro. Isso não altera as estratégias, apenas melhora a gestão da informação disponível para os treinadores no carro.”
Processamento Inteligente de Dados
A equipe está empenhada em processar e gerenciar todas as informações de maneira inteligente para tomar decisões mais informadas. Heijboer compartilha uma experiência do Paris-Roubaix: “Durante Paris-Roubaix, a conexão no carro estava muito fraca”.
“Foi muito agitado, então fazia sentido monitorarmos a situação a partir da Sala de Controle. Em corridas desse tipo, podemos manter uma visão geral do ritmo frenético. Esperamos que outras empresas também se interessem em levar essa tecnologia a um nível ainda mais elevado.”
UCI investiga conformidade com as regras
Após o anúncio da Sala de Controle da Visma-Lease a Bike, a UCI (União Ciclística Internacional) prontamente aderiu ao projeto, manifestando interesse em verificar se a inovação está em conformidade com suas regras.
A UCI destaca que dados dos próprios pilotos, como frequência cardíaca, potência e velocidade, não podem ser enviados diretamente ao líder da equipe.
Richard Plugge, chefe da equipe, respondeu às preocupações da UCI: “Obviamente não quebramos as regras. Utilizamos informações publicamente disponíveis na Sala de Controle. Informaremos a UCI e eles são, claro, muito bem-vindos para virem dar uma olhada.”