Com 34 vitórias em etapas do Tour de France, o sprinter Mark Cavendish, está a apenas uma vitória de ultrapassar o lendário Eddy Merckx e assumir o recorde exclusivo de vitórias de etapas na história do Tour. Em 2024, o “Projeto 35” está em andamento, e o mundo do ciclismo está de olhos voltados para esse emocionante momento.
Provável último Tour de France para “Cav”
Na véspera de seu último Tour de France, o veterano de 39 anos, que se aposentará ao final da temporada, demonstrou um espírito descontraído durante a apresentação da equipe. “Não tenho nada a perder”, explicou o velocista da Astana Qazaqstan Team.
“Não é como jogar roleta onde, se não ganhar aqui, perco 34 etapas do Tour. Sei que é uma bela história, mas é simples assim.”
“Não estaríamos aqui se não achássemos possível”
Com uma atitude focada e determinada, Cavendish e sua equipe estão prontos para aproveitar cada dia do Tour como qualquer outra corrida. “Não estaríamos aqui se não achássemos possível. Nenhuma outra equipe estaria aqui com uma equipe de sprint se não acreditasse na possibilidade de vencer. Nosso trabalho como ciclistas é tentar vencer.”
Embora o hype em torno de Cavendish esteja atingindo seu auge, ele insiste que abordará a linha de largada no sábado sem pressão. “Nosso trabalho é tentar vencer. Quando grandes histórias são feitas, não somos nós que as criamos. Vocês [a mídia] criam as histórias. Nós apenas tentamos fazer nosso trabalho. As oportunidades surgem para fazer história… você tenta e faz história e depois tenta fazer mais história.”
Cinco ou seis oportunidades
“Acho que realisticamente há cinco ou seis oportunidades. Temos tudo no lugar para conseguir. Mas, assim como eu, todos os outros estão em condições de conseguir também”.
“Essa é a natureza do esporte. Nós tentaremos. Se, no início da minha carreira, eu soubesse que poderia estar entre os grandes nomes da história do ciclismo, eu ficaria feliz”, finaliza Cavendish.