A Astana Qazaqstan Team apesar da vitória histórica de Mark Cavendish, não estava fazendo uma temporada muito boa, mas segundo o L’Equipe, um forte socorro está pronto. Um investidor chinês, estaria disposto a comprar a licença da equipe de Alexander Vinokourov.
O que antes era apenas um boato, agora parece estar se tornando realidade: a XDS-Carbon-Tech entraria em cena como o novo patrocinador da equipe.
Orçamento seria duplicado
A licença WorldTour da Astana Qazaqstan Team expira no final de 2025 e a equipe está atualmente caminhando para o rebaixamento, devido à falta de pontos no World Tour. No entanto, o L’Equipe informou que o empresário chinês gostaria de assumir a licença e o projeto de Vinokourov por um período de cinco anos. Isto implicaria duplicar o orçamento atual.
Vinokourov e os seus colegas tiveram de lidar várias vezes com problemas orçamentais nos últimos anos. Em diversas ocasiões, os ciclistas e o staff tiveram que esperar por seus salários, enquanto os sucessos já não correspondiam às possibilidades que a equipa tem no contexto atual.
Astana é uma equipe de sucesso há quase duas décadas
Astana atua no pelotão de ciclismo desde 2006 e venceu oito Grand Tours, incluindo o Tour de France duas vezes: em 2009 com Alberto Contador e em 2014 com Vincenzo Nibali, além da recente vitória histórica de Mark Cavendish, conquistada nesta quarta-feira.