Dylan Groenewegen (Jayco AlUla), venceu a 6ª etapa do Tour de France ao bater Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) no sprint. Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) completou o pódio na 3ª colocação. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) finalizou com o pelotão e permanece na liderança da Classificação Geral.
Obs. Jasper Philipsen foi desclassificado, após análise do júri e recolocado na 107ª posição na etapa, última posição do pelotão principal.
A etapa totalmente plana, com 163 quilômetros, entre Macon e Dijon, ofereceu outra oportunidade de sprint, assim, as equipes de velocistas teriam uma mesa de bilhar para aproveitar e lutar pela camisa verde, de líder da Classificação por Pontos.
UAE Team Emirates pega de surpresa com aceleração da Visma-Lease a Bike
Com 82 quilômetros para a chegada, Wout Van Aert, e Christophe Laporte colocaram um ritmo muito forte, em um local com ventos laterais e acabou por quebrar o pelotão. Tadej Pogacar ficou sozinho com o grupo da frente. Os demais ciclistas da UAE Team Emirates foram pegos de surpresa a ficaram para trás.
No entanto, como o grupo que atacou não conseguiu manter o ritmo, com aproximadamente 70km para a chegada, o pelotão voltou a ficar completo, e tudo voltava a indicar uma chegada em sprint massivo.
Após esse momento os principais ciclistas procuraram permanecer na frente evitando, assim, qualquer problema enquanto os quilômetros finais se aproximavam.
Quilômetros finais
Nos quilômetros finais, as equipes de classificação continuaram a liderar o pelotão, mas já não eram tão rápidas como antes. Elas esperavam a preparação do sprint, que realmente começou a cerca de dez quilômetros do final.
Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) iniciou os últimos três quilômetros em uma boa posição, com vários companheiros de equipe à sua frente. A seleção norueguesa ainda tinha dois homens à frente do capitão com 500 metros para o fim.
Então, Mathieu van der Poel ultrapassou-o, com Jasper Philipsen logo atrás. O Campeão Mundial posicionou perfeitamente o velocista da Alpecin-Deceuninck, no entanto, isso não garantiu o sucesso esperado.
Philipsen ficou muito tempo emparelhado com o campeão holandês Groenewegen, mas, no final, este último saiu vencedor, por pouco mais que um pneu de diferença. O velocista da Jayco AlUla conquistou sua sétima vitória no Tour de France. Biniam Girmay em segundo, após a desclassificação de Philipsen e Fernando Gaviria (Movistar) em terceiro lugar.
Assista a chegada
Resultados da 6ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.
Diariamente às 13hs45min (17hs 45min em Portugal), o Giro do Ciclismo publicará a prévia da etapa seguinte. Fique ligado!