Normalmente, Wout van Aert seria considerado um dos favoritos em um Contrarrelógio do Tour de France. No entanto, nesta 7ª etapa da edição de 2024, o ciclista belga terminou bem atrás dos líderes, na 24ª posição, 1min 51seg após Remco Evenepoel, longe do seu desempenho habitual.
Sem boas sensações
Em uma entrevista pós-etapa com o canal belga Sporza, o atleta de 29 anos da Visma-Lease a Bike refletiu sobre sua performance.
“Não tive uma sensação boa hoje. A largada foi boa, mas nas primeiras seções de subida começou a ficar difícil. Comecei rápido demais? Talvez, mas o foco estava na primeira parte. Provavelmente tentei pedalar muito forte ali. Já senti na primeira seção de falso plano, que não seria meu melhor dia.”
Ao chegar no topo, Van Aert não conseguiu acelerar
Apesar de não ter desafiado pela vitória da etapa, van Aert, encontrou pontos positivos em sua performance. “A subida em si não foi tão ruim para mim”, avaliou. “Mas quando cheguei ao topo, não consegui continuar. Eu já sabia que não iria registrar um tempo especial.”
Não sabia os tempos
Sobre a percepção do seu desempenho durante a prova, van Aert comentou: “Eu não sabia os tempos, mas no segundo ponto intermediário eu vi uma faixa vermelha atrás do meu nome. Então você sabe que definitivamente não está na liderança”.
Jogos Olímpicos seguem sendo o objetivo principal
Van Aert, que já venceu nove etapas do Tour de France, destacou que seu foco principal está nos próximos Jogos Olímpicos. “Este Tour não é realmente um Contrarrelógio que se assemelha ao de Paris. Este talvez até um pouco mais do que o outro (a etapa final em Nice, ed.). É por isso que me joguei nele hoje. Espero pernas melhores durante os Jogos.”