Tour de France: Resultados da 9ª etapa, fuga triunfa e Anthony Turgis vence etapa explosiva, assista a chegada
A 9ª etapa do Tour de France entregou o que prometia, muita ação. E o francês da TotalEnergies, Anthony Turgis bateu o grupo da fuga inicial no sprint, e venceu a etapa. Na 2ª posição finalizou Tom Pidcock (INEOS Grenadiers), com Derek Gee (Israel-Premier Tech) fechando o pódio na 3ª posição.
Tadej Pogacar, após protagonizar diversos ataques, finalizou com o grupo dos ciclistas com pretensões à Classificação Geral, permanecendo assim, na liderança com a Maillot Jaune.
A etapa
A temida etapa de Gravel. Este é o dia que vinha sendo comentado há muito tempo. O percurso não é muito difícil, mas o cascalho num Grand Tour garante nervosismo e espetáculo. Esta etapa, de 199 km, toda dentro da região de Troyes, incluía 14 setores de cascalho se estendendo por 32 km, além de 4 subidas categorizadas.
A forte fuga do dia
A etapa caracterizou-se como uma “mini clássica”, com pequenos grupos sendo formados. No entanto, um forte grupo com diversos especialistas em clássicas e cerca de 14 ciclistas conseguiu ficar à frente.
Elmar Reinders (Jayco AlUla), Jasper Stuyven (Lidl-Trek), Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck), Neilson Powless e Ben Healy (EF Education-EasyPost), Maxim Van Gils (Lotto-Dstny), Derek Gee (Israel-Premier Tech), Oier Lazkano, Javier Romo e Alex Aranburu (Movistar), Alexey Lutsenko (Astana-Qazaqstan), Anthony Turgis (TotalEnergies), Axel Zingle (Cofidis), Tom Pidcock (INEOS) buscavam a vitória na icônica etapa.
O grupo da fuga conseguiu abrir mais de 2 minutos de vantagem para o grupo onde estavam os principais candidatos à Classificação Geral.
Caos em subida de Gravel
Um momento delicado durante o chamado “Chemin Blanc”, na 13ª sessão de cascalho, repentinamente a estrada ficou em forma de funil, o que levou diversos ciclistas a descerem das bicicletas e obrigados a empurrar as bicicletas.
Primoz Roglic acabou ficando para trás e iniciou uma tentativa desesperada de retorno ao grupo de Tadej Pogacar, o que acabou aconteceu nos quilômetros seguintes.
Jonas Vingegaard troca de bicicleta
Com quase 100 quilômetros para a chegada e pouco antes dos principais setores de gravel, Jonas Vingegaard precisou trocar de bicicleta com seu colega Jan Tratnik, após um problema mecânico.
Enquanto isso, a UAE Team Emirates acelerava na frente do pelotão, diminuindo a diferença para o grupo da frente. Tadej Pogacar e Remco Evenepoel tentaram um ataque com 88km para a chegada, que acabou sendo neutralizado pela Visma-Lease a Bike.
Remco Evenepoel ataca
Com 77 quilômetros para a chegada Remco Evenepoel atacou, sendo logo após alcançado por Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. O trio, em poucos minutos alcançou o grupo da fuga inicial e passou a liderar a corrida.
No entanto, após uma nova aceleração da fuga, o trio que lidera a Classificação Geral diminuiu a velocidade e retornou ao pelotão principal.
Ataque no pelotão com Rui Costa e Mathieu Van der Poel
Com pouco mais de 40 km para a chegada, um grupo com fortes sprinters atacou o pelotão. O grupo, com 7 ciclistas, conseguiu abrir uma boa distância e seguiu em busca da fuga inicial. No grupo estavam Michael Matthews (Jayco AlUla), Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), David Gaudu (Groupama-FDJ), Biniam Girmay ( Intermarché-Wanty), Rui Costa (EF Education-EasyPost), Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech) e Rasmus Tiller ( Uno-X Mobility).
Tadej Pogacar ataca
Ataque de Tadej Pogacar no pelotão. O esloveno fez uma aceleração brutal, obrigando a Visma-Lease a Bike a fazer um trabalho em equipe para levar Jonas Vingegaard até alcançá-lo. Remco Evenepoel, não tinha ninguém da equipe e depois de um grande esforço alcançou o Maillot Jaune.
Quilômetros finais
Nos últimos 15 quilômetros, houve um desentendimento na frente, e Jasper Stuyven aproveitou a oportunidade e atacou abrindo uma vantagem na fuga. Lutsenko e Gee não conseguiram acompanhar e se entreolharam, permitindo que o campeão europeu de Gravel iniciasse a última faixa de cascalho de três quilômetros com vantagem.
Healy e Gee quase conseguiram alcançá-lo nos últimos dois quilômetros, e então Lutsenko finalmente reduziu a diferença sob o pano e Stuyven foi superado.
Assim, os oito ciclistas restantes da fuga inicial disputaram a vitória; Lutsenko tentou surpreender, seguido por um ataque precoce de Gee. Turgis saiu rapidamente e, com um sprint forte, conseguiu manter Pidcock, Gee e Aranburu atrás, garantindo uma grande vitória para a TotalEnergies.
O grupo de Rui Costa e Mathieu Van der Poel, chegou pouco mais de um minuto depois, onde o camisa verde Biniam Girmay venceu o sprint pelo nono lugar.
Assista a chegada
Resultados da 9ª etapa do Tour de France 2024
Classificação Geral do Tour de France 2024
Em breve a Classificação Geral completa, incluindo todas as categorias do Tour de France 2024.