Tadej Pogacar bate recorde histórico de Lance Armstrong em uma das maiores performances do século XXI

Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), mostrou um desempenho impressionante na 14ª etapa do Tour de France. Em apenas 4,5 quilômetros, Pogacar distanciou-se significativamente de seus concorrentes, deixando Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) a 39 segundos e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) a 1 minuto e 10 segundos.

Quebra do recorde de Lance Armstrong

Os entusiastas de ciclismo ficaram impressionados com o tempo de subida de Pogacar no Pla d’Adet. Segundo relata o sempre atento Lanterne Rouge, uma referência na área, Pogacar completou a subida de 10,5 km a 8% de inclinação em 27 minutos e 50 segundos, quebrando o recorde anterior de Lance Armstrong, estabelecido em 2001, por mais de 2 minutos.

girodociclismo.com.br tadej pogacar bate recorde historico de lance armstrong image 1
Pogacar inicia o ataque decisivo

Comparações e Quebra de Recordes

O desempenho de Pogacar não foi apenas uma vitória pessoal, mas também um marco histórico no ciclismo. Embora o esloveno tenha sido o destaque, ele não foi o único a superar o recorde de Armstrong.

girodociclismo.com.br tadej pogacar bate recorde historico de lance armstrong em uma das maiores performances do seculo xxi image 2
Primeiros 9 quilômetros também foram pulverizados por Tadej Pogacar

Outros 13 ciclistas também completaram a subida mais rápido que a antiga estrela americana, mostrando a evolução e o nível competitivo do ciclismo moderno. No entanto, o tempo de Pogacar foi o mais rápido de todos, consolidando sua posição como um dos maiores ciclistas da atualidade.

girodociclismo.com.br tadej pogacar bate recorde historico de lance armstrong image 2
Lance Armstrong (dir.) com Jan Ullrich no início da ascensão do Pla d’Adet, em 2001

Uma das maiores performances do século XXI

Para os amantes dos dados, as estimativas de potência de Pogacar durante a subida são ainda mais impressionantes. Durante os 27 min e 50 seg de subida, Pogacar teria produzido uma potência média de 6,85 watts por quilograma. Para o nível do mar a potência normalizada seria ao redor de 7,16 W/Kg.

Este feito é ainda mais notável considerando que ocorreu após duas semanas de um intenso Tour de France e um desafio acumulado de 4.000 metros de elevação positiva. Este desempenho não só é o melhor da carreira de Pogacar, mas também um dos mais impressionantes do século XXI.

Mesmo Jonas Vingegaard, com uma potência de 6,69 watts por quilograma em 28 minutos e 29 segundos, ficou a quase 40 segundos de Pogacar.

Confira os dados de performance de Tadej Pogacar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.