A União Ciclística Internacional (UCI) está avançando com o teste de novas medidas de segurança introduzidas durante o Tour de France que se encaminha para sua 3ª semana de competição. Em junho, a associação internacional de ciclismo anunciou essas iniciativas, e agora mais detalhes foram revelados sobre elas.
Vuelta a España com extensão da regra dos três quilômetros
Uma das medidas experimentais em vigor é a extensão da regra dos três quilômetros. Tradicionalmente, os ciclistas podem diminuir a aceleração a três quilômetros do final de muitas etapas, pois uma queda ou incidente nessa zona não afetaria seu tempo final.
No entanto, durante o Tour de France, esta ‘zona segura’ foi ampliada para quatro e cinco quilômetros em várias etapas. De acordo com um comunicado de imprensa da UCI, essa extensão também será aplicada em quatro etapas da Vuelta a España, devido ao feedback positivo dos ciclistas. As etapas específicas ainda não foram divulgadas.
Limitação do uso de fones de ouvido
A partir de 1º de agosto, a UCI começará a testar a limitação do uso de fones de ouvido em algumas corridas. Os equipamentos permitem a comunicação entre os ciclistas e a direção da equipe. Durante a Tour de Pologne (12 a 18 de agosto) e a Vuelta a Burgos (5 a 9 de agosto), haverá restrições quanto ao seu uso.
Embora o comunicado de imprensa não tenha especificado os detalhes, anteriormente a UCI mencionou que uma possível solução seria permitir que apenas dois ciclistas por equipe usassem os fones de ouvido.
Introdução dos Cartões Amarelos
Outra medida que será implementada é o uso de cartões amarelos. Entre 1º de agosto e 31 de dezembro de 2024, a UCI conduzirá uma fase de testes com esses cartões. Os comissários poderão emitir cartões amarelos para infrações que representem um risco à segurança da corrida.
A partir de 1º de janeiro de 2025, os cartões amarelos passarão a fazer parte das regulamentações oficiais. Ciclistas que acumularem dois ou mais cartões amarelos poderão enfrentar suspensões.