Visma-Lease a Bike não permitirá mais que instruções sejam transmitidas pela TV, emissoras pagaram 60.000 Euros por direitos
A comunicação entre os pilotos e a gestão da Visma-Lease a Bike não poderá mais ser ouvida nas transmissões televisivas do Tour de France. Devido a uma série de incidentes, a WorldTeam holandesa decidiu parar imediatamente de encaminhar as conversas, relata o site holandês WielerFlits.
Histórico da Transmissão de Áudio
Depois de uma experiência bem-sucedida no Tour de France Femmes 2022, os telespectadores também puderam, desde o ano passado, ouvir conversas entre pilotos e dirigentes de diversas equipes durante o Tour de France masculino. O acordo entre a ASO e as equipes participantes foi fechado na época pelo team manager Richard Plugge.
Questões Financeiras
As equipes recebem 5.000€ por disponibilizar a comunicação da equipe, um valor considerado muito baixo por várias equipes. As emissoras internacionais teriam pago 60 mil euros para transmitir as conversas, mas canais de televisão como o holandês NOS e o belga Sporza não optaram por isso. A comunicação pode ser vista e ouvida no Eurosport.
Insatisfação das equipes
Assim como na Fórmula 1, os fragmentos de áudio são transmitidos com algum atraso para evitar que influenciem o percurso. Porém, é precisamente neste ponto que surge a insatisfação. O diretor esportivo Merijn Zeeman afirma que momentos de incentivo e atmosféricos, como torcida, não são problema, mas são instruções táticas que podem influenciar o andamento da corrida.
A questão crucial é onde está a fronteira. A partir de quando algo pode ser rotulado como uma instrução tática. Segundo a equipe, não está suficientemente claro como esta decisão é tomada e por quem.
Seis equipes decidiram interromper transmissões
Após a etapa 17 para Superdévoluy, foi decidido suspender temporariamente a cooperação. Após o Tour de France, a equipe avaliará se firmará um novo acordo no próximo ano. Apesar da popularidade entre os telespectadores, a comunicação da equipe com a TV está em aberto.
O site britânico CyclingWeekly informou no início desta semana que seis equipes, incluindo a Visma-Lease a Bike e Team dsm-firmenich PostNL têm dúvidas sobre as condições para um novo contrato.