É justo afirmar que poucos pilotos em todo o pelotão têm sido tão empolgantes e interessantes no primeiro semestre de 2023 quanto Ben Healy, da EF Education-EasyPost. O desempenho do irlandês tem sido uma verdadeira revelação, e agora ele está refletindo sobre sua forma impressionante.
“Eu tinha uma expectativa de que este ano seria bom, mas nunca poderia ter previsto o quanto. Eu jamais imaginei que seria tão competitivo nas Ardenas e no Giro d’Italia”, explicou ele à revista Rouleur. “No início da temporada, meu objetivo era vencer uma etapa do Giro, mas eu ainda achava que estava um pouco distante desse objetivo. Eu sabia que tinha trabalhado duro, mas não tinha certeza se valeria a pena.”
Além de alcançar seu objetivo de vencer uma etapa do Giro, Healy também impressionou nas clássicas. Ele conquistou o segundo lugar no Brabantse Pijl e no Amstel Gold Race, além de ficar em quarto no Liege-Bastogne-Liege. “Agora, mostrei que a forma como corro pode resultar nesses desempenhos, mas sempre acreditei na minha abordagem. Tive alguns momentos difíceis, mas no fim das contas, sempre desfruto da minha corrida”, diz Healy. “Quando venci aquela etapa do Giro d’Italia, eu sabia que gostava de correr e sabia que o percurso era desafiador. Eu esperava que alguém me acompanhasse, mas estava sozinho e decidi me comprometer com a fuga, sabendo que ainda havia um contra-relógio de 50 km até o final. Eu estava com boas pernas e no final deu certo.”
“No Brabantse Pijl, quando terminei em segundo lugar, fiquei um pouco empolgado. Eu estava liderando a corrida com pernas incríveis e correndo quase impulsivamente”, continua ele. “Na verdade, é algo que tenho que aprender, tentar me estabelecer na corrida e realmente tentar escapar, em vez de fazer todos esses pequenos ataques que não levam a lugar nenhum. Isso faz parte das corridas. Acredito que quanto mais vezes me encontro nesse tipo de situação, mais posso aprender.”