Remco Evenepeol é Campeão Olímpico de Estrada, belga faz história em Paris, confira os resultados e assista a chegada
Remco Evenepoel entrou para a história nos Jogos Olímpicos de Paris não somente por vencer a prova de estrada, mas ser o primeiro ciclista da história a vencer as duas modalidades, o Contrarrelógio e a Corrida de Estrada em uma mesma edição dos Jogos.
A França ficou com os demais lugares no pódio com Valentin Madouas em 2º lugar e Cristophe Laporte completando o pódio na 3ª posição.
A Corrida de Estrada dos Jogos Olímpicos de Paris
A prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Paris, realizada com largada em chegada na capital francesa teve 90 ciclistas na disputa, uma redução significativa frente aos 120 da Olimpíada de Tóquio.
A prova olímpica, que teve como embaixador Peter Sagan, apresentou um percurso de 273km, a maior distância da história, com desafiadores 2.800 metros de altimetria, localizados principalmente na segunda metade da disputa.
A fuga do dia
A fuga inicial, com 5 ciclistas, foi claramente autorizada pelo pelotão e chegou a abrir uma vantagem de mais de 11 minutos. Nela estavam Eric Manizabayo (Rwanda), Christopher Rouger-Lagane (Ilhas Maurícius), Thanakhan Chaiysombat (Tailândia), Charles Kagimu (Uganda) e Achraf Ed Doghmy (Marrocos).
Com 190 quilômetros para a chegada, 4 ciclistas do pelotão profissional atacou o pelotão e a média horária da prova começou a aumentar. Elia Viviani (Itália), Gleb Syritsa (Atleta Neutro), Ryan Mullen (Irlanda) e Georgios Bouglas (Grécia) abriram definitivamente os trabalhos e a vantagem da fuga inicial começou a cair, com o pelotão acelerando forte.
Com 70 km para a chegada o pelotão já controlava os últimos remanescentes da fuga, Ben Healy e Ryan Mullen (Irlanda) e Alexey Lutsenko (Cazaquistão), mantendo cerca de 20 segundos de distância.
Mathieu van der Poel ataca o pelotão
Mathieu van der Poel faz o primeiro movimento importante, em um poderoso ataque durante a 1ª ascensão (de um total de 3) do Côte da la butte Montmartre (41km para a chegada). O holandês foi acompanhado por Wout van Aert e um pequeno grupo que incluía também Julian Alaphilippe. No entanto, o grupo acabou sendo neutralizado pelo pelotão, que percebeu o perigo da situação e acelerou forte.
Remco Evenepoel ataca
Em um ataque surpreendente, logo após a fuga de Van der Poel ser alcançada, Remco Evenepoel lançou seu ataque e em pouco tempo alcançou o pequeno grupo que estava na frente, com Alexey Lutsenko, Marco Haller, Stefan Küng, Nils Politt, Valentin Madouas, Fred Wright e Michael Woods. Evenepoel continuou acelerando e o grupo foi se reduzindo.
Remco Evenepoel continuava a acelerar tão forte, que somente o francês Valentin Madouas conseguia acompanhá-lo. E com 20 quilômetros para a chegada, os dois ciclistas abriram uma vantagem de 50 segundos para o grupo perseguidor, onde estavam Christophe Laporte, Matteo Jorgenson, Stefan Kung , Ben Healy e Marco Haller.
Evenepoel rumo à vitória
Em mais uma demonstração de força de Remco Evenepoel, em uma pequena ascensão o belga acelerou novamente e Valentin Madouas não suportou. Com 15 km para a chegada, Evenepoel efetuava seu golpe fatal e rumava à vitória.
Furo de pneu quase frustra planos
A medalha de ouro quase escapa das suas mãos, com 4 km para a meta. Evenepoel salta furiosamente da bicicleta: pneu furado. Felizmente, uma nova bicicleta foi rapidamente alcançada pelo carro de apoio. O belga perde alguns segundos, no entanto sua vantagem ainda é de cerca de um minuto.
E assim, Evenepoel retomou sua aceleração e venceu de forma incontestável a Corrida de Estrada dos Jogos Olímpicos de Paris.
Assista a épica chegada de Remco Evenepoel
Portugueses e Brasileiro na competição
Os Portugueses Nelson Oliveira e Rui Costa finalizaram a etapa na 33ª e 46ª posições respectivamente. O brasileiro Vinícius Rangel finalizou a competição na 71ª colocação.