Volta a Portugal: resultados da 9ª etapa, Abner Gonzalez vence no alto da Sra. da Graça, assista a chegada
A Volta a Portugal entrou em seu fim de semana decisivo e, como era esperado, o dia de hoje foi marcado por grandes reviravoltas na emblemática subida da Senhora da Graça.
A Senhora da Graça sempre é decisiva e, desta vez, trouxe uma reviravolta inesperada na Classificação Geral da Volta a Portugal. Abner González (Efapel Cycling) foi o mais rápido na etapa, com Artem Nych (Sabgal-Anicolor), em segundo lugar e assumindo a liderança da Classificação Geral.
Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), que vestia a camisa amarela, terminou na 22ª posição, 4min 40seg do vencedor e deu adeus à liderança.
Um Dia Quente e Disputado
O dia começou animado, com diversas tentativas de fuga. No entanto, 29 ciclistas conseguiram se destacar, incluindo muitos nomes importantes na disputa pela classificação geral.
Na subida ao topo do Marão (1ª subida das 4 do dia), a diferença entre os fugitivos e o pelotão manteve-se constante, com Oscar Cabenãs somando o máximo de pontos para ajudar a garantir a liderança de Luis Ángel Maté.
A situação manteve-se semelhante na subida ao topo do Velão (2ª ascensão), com quase 5 minutos de diferença entre os grupos. Alexander Gregoriev (Efapel), foi o primeiro a chegar no passo de montanha de 4.ª categoria, seguido por uma descida rápida que antecedeu a subida ao topo do Barreiro.
A Luta pela Liderança
A 20 km da linha de chegada, a frente da corrida tinha uma vantagem de 2 minutos e 50 segundos sobre o grupo da camisola amarela, que por sua vez aumentou sua liderança sobre o grupo de Colin Stussi para 58 segundos.
Na meta volante em Mondim de Basto, a frente da corrida tinha cerca de 3 minutos de vantagem sobre o grupo de Afonso Eulálio, que agora estava apenas 20 segundos à frente do grupo de Colin Stussi, graças ao trabalho de perseguição feito pela equipe Euskaltel Euskadi.
A Subida do Monte Farinha
No início da subida da Sra. da Graça, os grupos do líder da corrida e do vencedor do Tour do ano passado se juntaram, e a diferença para a frente aumentou para quatro minutos. Mais à frente, Artem Nych rompeu o grupo de fuga, reduzindo-o a 7 homens.
Jesus del Pino era o melhor classificado no geral, mas acabou sendo derrubado. Nych atacou várias vezes, mas seus oponentes mantiveram-se firmes. Atrás, Eulálio tentou um ataque, mas Stussi manteve um ritmo alto e anulou sua tentativa de fuga. Eulálio então cedeu e foi ultrapassado por vários ciclistas.
Últimos quilômetros
A três km da meta, Artem Nych (Sabgal/Anicolor) continuava à frente do grupo que disputava a etapa e estava prestes a dar à corrida um novo líder. Del Pino estava quase um minuto atrás, e a camisola amarela a 3 minutos e 40 segundos de distância. Colin Stussi atacou Eulálio, que não conseguiu responder.
No quilômetro final, três ciclistas disputavam a etapa: Nych, Abner Gonzalez e David Delgado. Delgado foi o primeiro a tentar, mas todos responderam, e ele acabou cedendo. Nych e Abner lutaram até o fim, e a 200 metros da meta, Abner Gonzalez lançou um ataque decisivo e seguiu para vencer a etapa, a primeira da Efapel Cycling.
Assista a chegada
Resultados da 9ª etapa da Volta a Portugal
Classificação Geral da Volta a Portugal após a 9ª etapa
Em breve as classificações das diversas categorias da Volta a Portugal, após a 9ª etapa