Pavel Bittner venceu a etapa de abertura da Vuelta a Burgos. O ciclista da (DSM firmenich PostNL), bateu Giacomo Nizzolo (Q36.5)e Iván García Cortina (Movistar) em uma chegada em sprint.
O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) terminou a etapa na 5ª colocação. Com a vitória Bittner é o primeiro líder na classificação geral.
A etapa
A Vuelta a Burgos começou nesta segunda-feira com uma etapa relativamente plana de Vilviestre del Pinar a Burgos. A etapa de 168 km teve três subidas categorizadas que não eram difíceis e indicavam uma chegada em sprint.
A fuga do dia
Três ciclistas protagonizaram a fuga do dia. Rodrigo Álvarez (Burgos BH), Iker Mintegi (Euskaltel Euskadi) e Diego Pablo Sevilla (Polti Kometa), não chegaram a ameaçar o pelotão, com uma vantagem de pouco mais de 3 minutos.
Enquanto isso, o pelotão rumava compacto e organizado para uma possível chegada em sprint, com as principais equipes,como a UAE Team Emirates, INEOS Grenadiers, Tudor e DSM-firmenich, liderando as ações.
Últimos quilômetros
Com a aceleração, o pelotão alcançou o último remanescente da fuga, Diego Sevilla com 14 quilômetros para a meta e acelerou forte para uma chegada em sprint. Após a captura da fuga, o pelotão se organizou para o sprint final. Muitas equipes disputaram a liderança, resultando em um cenário caótico nos últimos quilômetros.
Iván García Cortina tentou aproveitar a confusão e lançou seu sprint antecipadamente, mas foi superado por Pavel Bittner, que cronometrava perfeitamente sua investida.
Pavel Bittner, com um excelente tempo de sprint, garantiu sua primeira vitória profissional. Giacomo Nizzolo terminou em segundo lugar, enquanto Iván García Cortina teve que se contentar com a terceira posição.
Português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates)
O português Ivo Oliveira finalizou a etapa na 5ª posição. O ciclista de Vila Nova de Gaia, conseguiu manter um bom posicionamento na chegada, porém não teve forças para vencer. Após a etapa Ivo ocupa a 7ª posição na Classificação Geral.