Vuelta a Burgos: resultados da 2ª etapa, Caleb Ewan bate sprint em acidentada etapa, assista a chegada
Caleb Ewan venceu a 2ª etapa da Vuelta a Burgos, após uma disputa em sprint em Ojo Guareña e assumiu a liderança da Classificação Geral da competição. Roger Adrià (Red Bull Bora-hansgrohe) finalizou na 2ª posição, com Iván Garcia Cortina (Movistar) fechando o pódio da etapa, na 3ª colocação.
Mas, o que caracterizou a etapa foram as diversas quedas. Após uma delas, que envolveu cerca de 15 ciclistas, o capitão da Lisl-Trek, Tao Geoghegan Hart, foi obrigado a abandonar a competição.
A fuga do dia
Mario Aparicio (Burgos BH), Gorka Sorarrain (Caja Rural), Xabier Isasa (Euskaltel Euskadi) e Diego Pablo Sevilla (Polti-Kometa) protagonizaram a fuga do dia, sem ameaçar o pelotão que através da DSM-firmenich Post NL, procurava manter o grupo de 4 ciclistas sob controle.
A queda
O pelotão foi surpreendido por uma forte queda a aproximadamente 35 quilômetros da linha de chegada. O ex-vencedor do Giro e da Vuelta, Nairo Quintana, foi o primeiro a cair após colidir com outro ciclista em uma estrada estreita.
Quintana levou pelo menos outros quinze ciclistas com ele na queda. Entre os envolvidos estavam Damiano Caruso (Bahrain Victorious), Tao Geoghegan Hart (Lidl-Trek) e Valentin Paret-Peintre (Decathlon-AG2R).
Apesar do incidente, Quintana e Paret-Peintre conseguiram continuar na corrida. No entanto, os danos foram mais significativos para Caruso e Geoghegan Hart. Ambos tiveram que abandonar a etapa, colocando em risco sua participação contínua na Vuelta a España.
Assista o acidente
Últimos Quilômetros
Após o último remanescente da fuga, Gorka Sorarrain (Caja Rural), ser alcançado, o pelotão rumou para um sprint compacto. Nos últimos dois quilômetros, havia poucos trens reais visíveis, e Caleb Ewan aproveitou, iniciando a subida final na liderança.
O australiano da Jayco AlUla rebateu um ataque de Jefferson Cepeda (EF Education-EasyPost) e Rémy Rochas (Groupama-FDJ). Ewan esperou pacientemente o momento certo e começou sua arrancada faltando 200 metros para a linha de chegada. Roger Adrià (Red Bull-BORA-hansgrohe) esteve próximo, mas não conseguiu superá-lo.