A corrida de estrada do Campeonato Nacional Belga parece destinada a ser uma das corridas mais disputadas neste fim de semana. O técnico da seleção, Serge Pauwels, acredita que quase todos podem sair vitoriosos.
“O Campeonato Belga é uma competição obrigatória na Bélgica”, explica Pauwels. “No estrangeiro, os pilotos de topo ou os pilotos que vão para o Tour às vezes faltam ao campeonato nacional para não correrem riscos. Mas aqui não. Por isso são muitas vezes competições abertas. Dos 170 pilotos na partida, talvez 100 pensem eles podem se tornar campeões.”
Nomes como Wout van Aert, Remco Evenepoel, Jasper Philipsen e Tim Merlier estarão entre os participantes, o que resultará em um pelotão diversificado e repleto de ciclistas de alta qualidade. “Todas as equipes de destaque têm seus velocistas, mas também contam com membros da equipe que podem se destacar em longas escapadas”, acrescenta Pauwels. “Além disso, há equipes menores, como AG2R com Van Avermaet, Naesen e Dewulf, que não possuem sprinters. Eles precisam adotar uma estratégia ofensiva, pois dificilmente podem contar com um sprint em massa.”
“Pode-se dizer que é bastante perigoso. Os ciclistas que participam do Tour não querem correr riscos nas semanas anteriores. Eles evitam correr ao lado das calçadas, optando por trajetos mais estreitos”, conclui. “Se as passagens pelo Kemmelberg proporcionarem um percurso fantástico, diremos que foi sublime. No entanto, se alguém tiver que abandonar o Tour devido a uma queda, isso será muito amargo.”