Juan Ayuso dá detalhes sobre ausência na Vuelta a España “é hora de aceitar e seguir em frente”
A UAE Team Emirates revelou nesta segunda-feira os oito ciclistas que participarão da Vuelta a España, que começa neste sábado, dia 17, em Lisboa. E os rumores se confirmaram, com o nome de Juan Ayuso não estando entre os selecionados.
Após abandonar o Tour de France devido à COVID-19, Ayuso ainda não conseguiu recuperar seu melhor desempenho. Embora a Vuelta fosse uma possibilidade, tanto o ciclista quanto a equipe optaram por não forçar seu retorno, mantendo o plano discutido durante o inverno passado.
Ayuso não conseguiu recuperar a forma após o Tour
Juan Ayuso, que está passando alguns dias de descanso em Jávea com a família, compartilhou seus pensamentos sobre a decisão de não participar da Vuelta.
“Após o Tour, meu primeiro pensamento foi naturalmente em La Vuelta. É uma corrida que tem um lugar especial no meu coração e onde tenho boas lembranças”, disse o ciclista em entrevista ao jornal AS.
No entanto, ele admitiu que, nas semanas após o Tour, não conseguiu recuperar seu nível habitual. “Conversando com a equipe, decidimos que seria melhor seguir o plano original, que era focar nos Jogos Olímpicos e competir no Canadá em setembro”, explicou.
A decisão final de não participar da Vuelta foi tomada na última sexta-feira, quando ficou claro que Ayuso ainda não estava 100% recuperado.
Hora de aceitar e seguir em frente
Apesar da decepção, Ayuso permanece motivado e espera retornar ao seu melhor nível antes do final da temporada. “Este ano tem sido difícil, pois todo o esforço de meses de preparação parece ter desaparecido em um instante, mas é hora de aceitar e seguir em frente”, refletiu o ciclista, que planeja voltar às competições dentro de um mês, no GP Cycliste de Québec, no Canadá, em 13.09.
O diretor esportivo da UAE Team Emirates, Matxin Joxean Fernandez, também comentou a situação: “Após tanto trabalho e preparação, não conseguir terminar o Tour e mostrar seu nível foi frustrante para Juan. Ele é um patrimônio para nós e não queríamos forçá-lo, sem estar completamente recuperado. Queremos preservá-lo para o futuro.”