Tour de Pologne: resultados da 1ª etapa, Thibau Nys bate sprint emocionante, Vingegaard 4º, assista a chegada
Thibau Nys (Lidl-Trek) venceu a primeira etapa do Tour de Pologne. Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) parecia estar a caminho da vitória na difícil finalização, mas nas últimas centenas de metros foi alcançado por Nys. Lukas Nerurkar (EF Education EasyPost) de apenas 20 anos, fechou o pódio da etapa na 3ª posição.
O jovem belga é também o primeiro líder da classificação geral, após vencer pela 7ª vez na temporada. Jonas Vingegaard finalizou a etapa na 4ª posição, 6 segundos após Nys.
A fuga do dia
O primeiro dia da corrida sempre é marcado pela busca intensa por uma vitória e pela chance de liderar a classificação geral, o que motiva os ciclistas a arriscar. Na fuga do dia, quatro corredores se destacaram: Jan Maas (Jayco AlUla), Szymon Sajnok (Q36.5), Michal Paluta (Santic-Wibatech) e Norbert Banaszek (Mazowsze Serce Polski).
Nos quilômetros finais, apenas Maas e Paluta sobreviveram e enfrentaram a penúltima subida do dia sozinhos, mas acabaram sendo alcançados a 9 quilômetros da linha de chegada. Em um dia cheio de reviravoltas, até mesmo nomes como Thibau Nys e Andrea Bagioli enfrentaram quedas durante a etapa.
Últimos quilômetros
Nos últimos 5 quilômetros a Visma impôs um ritmo forte na frente, com o objetivo de desgastar os ciclistas antes da rampa final de 10%.
Com 2 quilômetros para a chageda, Jan Christen (UAE Team Emirates) atacou, sendo prontamente seguido por Wilco Kelderman. Christen tentou diversas acelerações enquanto o pelotão se aproximava, mas, faltando 600 metros, foi Thibau Nys quem fez a jogada decisiva.
Com uma aceleração poderosa, ele disparou para uma vitória brilhante, seguido por Wilco Kelderman e Lukas Nerurkar, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, 3 segundos atrás. Jonas Vingegaard completou o pódio com a quarta posição, 6 segundos atrás do vencedor.