Campeão nacional deixa Red Bull BORA, INEOS e UAE tinham interesse, mas ciclista surpreende com escolha
Emanuel Buchmann, de 31 anos, confirmou sua mudança para a Cofidis em 2024, encerrando uma longa trajetória de nove anos com a Red Bull-BORA-hansgrohe. Buchmann, conhecido por suas habilidades de escalador, fará parte do time francês, após uma temporada marcada por tensões dentro de sua antiga equipe.
Divergências na Red Bull BORA-hansgrohe
A decisão de Buchmann (campeão alemão em 2015 e 2023), de deixar a BORA-hansgrohe não surpreende, principalmente após a discussão pública com a equipe, no início da temporada de 2024. O ciclista ficou fora da seleção para o Giro d’Italia, contrariando suas expectativas e causando insatisfação.
Buchmann, 4º colocado no Tour de France 2019, acreditava estar em excelente forma física e esperava assumir a co-liderança da equipe na competição. No entanto, o diretor da equipe, Ralph Denk, afirmou que o alemão não teria mais futuro na Red Bull-BORA-hansgrohe.
Escolha pela Cofidis, apesar do interesse da INEOS e UAE
Apesar do interesse de grandes equipes como a INEOS Grenadiers e a UAE Team Emirates, Buchmann optou por uma posição mais independente na Cofidis. A escolha foi influenciada pela vontade de explorar novos desafios e ambientes.
“Depois de dez temporadas na BORA-hansgrohe, eu realmente queria descobrir um novo ambiente e cultura. Conversei muito com Simon Geschke (está na Cofidis desde 2021 e já anunciou a aposentadoria para o final de 2024), sobre o time e estou muito feliz com esta nova etapa”, declarou Buchmann em comunicado à imprensa.
Tour de France é o objetivo para 2024
Buchmann está focado em mostrar seu melhor desempenho na Cofidis, com especial atenção ao Tour de France, a principal competição do ciclismo mundial.
“Espero poder mostrar a melhor versão de mim mesmo, competir bem e usar todo o meu potencial. Sei que, se conseguir isso, posso obter bons resultados. Sou um escalador e ciclista que gosta de lutar pela classificação geral. E, como agora faço parte de uma equipe francesa, vou concentrar-me no Tour de France”, afirmou o ciclista.