Jonas Vingegaard vence Tour de Pologne, Olav Kooij bate sprint final, confira os resultados e a chegada
Olav Kooij (Visma-Lease a Bike), venceu a etapa final do Tour de Pologne, após 142 km entre Wieliczka e Cracóvia. Tim Merlir (Soudal Quick-Step) terminou na 2ª posição e Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty) completou o pódio na etapa.
Jonas Vingegaard Campeão da Classificação Geral
Entretanto a Classificação Geral não sofreu ameaças, com Jonas Vingegaard mantendo a camisa de líder e sagrando-se o campeão final da corrida.
Após a conclusão da sexta etapa, a classificação já parecia definida. A expectativa para a etapa final estava voltada para um sprint, pois, embora a primeira parte do percurso apresentasse elevações, a segunda metade era praticamente plana. Desde 2020, a etapa final termina com três voltas no circuito local em Cracóvia, um trajeto de 5,1 quilômetros com quase nenhum ganho de elevação.
Ação na Fuga
A etapa final viu quatro ciclistas se destacarem numa fuga em direção ao circuito local de Cracóvia. O irlandês Archie Ryan (EF Education-EasyPost), o francês Rémi Cavagna (Movistar), o polonês Marcin Budzinski (Mazowsze Serce Polski) e o britânico Jack Rootkin-Gray (EF Education-EasyPost) se aventuraram na frente, acelerando o ritmo mesmo com o pelotão os mantendo sob controle.
Estratégia das Equipes
A tarefa de fechar a diferença não foi simples nas ruas de Cracóvia. Até Jonas Vingegaard, o líder da classificação, assumiu a liderança para trabalhar em prol de Kooij a cerca de 23 quilômetros da chegada. O grupo perseguidor encontrou resistência, com Ryan e Budzinski oferecendo grande desafio. Cavagna, por outro lado, teve que desistir devido a câimbras ao entrar no circuito local.
Últimos quilômetros
Nos últimos quilômetros, Ryan demonstrou grande resistência, mantendo uma diferença de quinze segundos em relação ao pelotão. Contudo, a dupla da fuga foi capturada a três quilômetros da linha de chegada, preparando o terreno para o terceiro sprint da semana.
No quilômetro final, Danny van Poppel (Red Bull Bora-hansgrohe) liderou o pelotão, mas seu companheiro Jordi Meeus não conseguiu ter sucesso. Nos últimos 200 metros, Olav Kooij surgiu do lado esquerdo da estrada com bastante espaço e venceu o sprint, deixando Tim Merlier na segunda posição.