Após uma longa e vitoriosa carreira de 10 anos na Soudal Quick-Step, Julian Alaphilippe, bicampeão mundial de ciclismo em 2020 e 2021, decidiu seguir um novo rumo. O francês, de 32 anos, assinou um contrato de três temporadas com a Tudor Pro Cycling (até 2027), equipe suíça liderada pelo ex-ciclista e manager Fabian Cancellara.
Nova equipe após 10 anos
Julian Alaphilippe reconheceu que, após mais de uma década na mesma equipe, sentiu que era o momento ideal para explorar novos desafios.
“Depois de mais de dez anos na mesma equipe, era hora de mudar”, reconhece Alaphilippe. “Vi a Tudor chegar e desenvolver-se e conheço alguns ciclistas e a equipe. Qual a melhor maneira de tomar um novo rumo na minha carreira do que com um projeto novo e ambicioso?”
“Pela primeira vez estarei competindo por outra equipe. Quero desempenhar o meu papel de líder, mas também ajudar os jovens pilotos. Tenho muita experiência e posso ser muito importante. Quero muito vencer corridas e competir no mais alto nível.”
“Um cara legal”
Fabian Cancellara, manager da equipe, está focado em construir um time competitivo, e a chegada de Alaphilippe é parte dessa estratégia. Ele já havia contratado Marc Hirschi, na UAE Team Emirates. “Julian tem o fogo necessário para atuar no mais alto nível. Ele traz estabilidade e experiência, é um piloto inteligente e também um cara legal ”, disse Cancellara.
Para Alaphilippe, dividir o papel de liderança com Hirschi é um desafio que ele encara de forma positiva: “Sei que não sou o único líder e isso é bom. Juntos, poderemos nos fortalecer e aliviar a pressão um do outro.”