Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), venceu a terceira etapa da Vuelta a España. Após quase 6 meses sem sucesso o belga conquistou a tão esperada vitória. Van Aert bateu o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) no sprint final. O espanhol Jon Aberasturi (Euskaltel Euskadi) completou o pódio, ficando com a terceira posição.
Com essa vitória, Van Aert ampliou sua liderança na Classificação Geral, graças aos 10 segundos de bônus pela conquista da etapa. Agora o belga tem 13 segundos de vantagem sobre Brandon McNulty (UAE Team Emirates), 2º colocado no GC.
A etapa
Após partir de Lousã, o pelotão se dirigiu em direção à Serra da Estrela, a maior serra do território continental português. Os ciclistas, enfrentaram uma ascensão de aproximadamente 900 metros, até ao Alto de Teixeira, com um percurso de 17,4 km a 3,2%.
Superada a ascensão inicial, os atletas rodaram cerca de 80 km, com dificuldades moderadas, até o Alto de Alpedrinha, uma subida com inclinação suave (5,8 km a 3,4%). O trajeto final seguiu em direção a Castelo Branco, onde a linha de chegada aconteceu em um percurso levemente inclinado.
A fuga do dia
A fuga do dia foi aberta logo após a largada e incluía 4 ciclistas. Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi), Unai Iribar(Equipo Kern Pharma) e Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi) conseguiram abrir uma vantagem em relação ao pelotão.
No entanto, essa vantagem esteve sempre ao redor de 5 minutos, com o pelotão sendo controlado pela Visma-Lease a Bike, não permitindo que a diferença colocasse em risco a liderança de Wout Van Aert.
E com 20 km para a chegada, o último remanescente da fuga inicial, Xabier Isasa (Euskaltel-Euskadi), foi alcançado pelo pelotão. Assim, o grupo compacto passou a acelerar forte, para uma chegada em sprint massivo.
Últimos Quilômetros
Nos últimos quilômetros, a Alpecin-Deceuninck decidiu posicionar seu trem de velocidade mais cedo do que o habitual. Contudo, essa antecipação revelou-se precipitada, resultando em uma preparação confusa para o sprint final. Aproveitando essa desorganização, Victor Campenaerts (Lotto Dstny) lançou um ataque ousado, em uma tentativa de surpreender os velocistas com uma estratégia de tudo ou nada.
Apesar da manobra de Campenaerts, a Alpecin-Deceuninck manteve-se atenta e rapidamente neutralizou a ofensiva, garantindo que a disputa fosse restrita aos sprinters. Kaden Groves estava em uma posição vantajosa nas últimas centenas de metros, mas foi surpreendido por Wout Van Aert, que decidiu acelerar primeiro.
A surpresa desestabilizou Groves, que não conseguiu mais alcançar o belga. Assim, após quase seis meses sem vitórias, Van Aert cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com a cobiçada camisa vermelha de líder da Classificação Geral.
Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.