Jovem sensação belga é comparado com Tadej Pogacar “Talvez eu consiga competir com ele no final da corrida”
Thibau Nys (Lidl-Trek), de apenas 21 anos, tem se destacado de forma impressionante em 2024. Na semana passada, durante o Tour de Pologne, Nys venceu três das etapas mais desafiadoras da competição. Suas vitórias foram marcadas por ataques impressionantes nos quilômetros finais, mostrando uma aceleração explosiva em subidas curtas.
Até mesmo seu pai, Sven Nys, ex-ciclista de Cyclo-cross, reconhece que o filho está se aproximando do nível dos melhores finalizadores do ciclismo profissional, até mesmo, como o vencedor do Giro d’Italia e do Tour de France, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).
Comparações com Tadej Pogacar
As comparações entre Thibau Nys e o esloveno Tadej Pogacar, considerado por muitos, como o melhor ciclista da atualidade, foram inevitáveis na mídia belga. Em entrevista ao jornal Het Nieuwsblad, ele comentou sobre a possibilidade de competir com Pogacar.
“Talvez eu consiga competir com ele apenas no final da corrida”, afirmou, referindo-se à sua especialidade em chegadas rápidas em subidas. No entanto, ele foi rápido em apontar que Pogacar tem uma capacidade única de controlar as corridas do início ao fim.
Pogacar desenha o cenário da corrida como ele quer
“Ele desenha o cenário das corridas do jeito que ele quer. É bem possível que ele tenha acelerado tão forte antes do final, que eu nem esteja próximo a ele no final da corrida.”
Nys também fez questão de esclarecer as limitações de seu estilo. “Para ser claro: nenhuma comparação é possível nas altas montanhas. Eu não sou um escalador”, finalizou o jovem belga.
Até o momento, em 2024, Nys já conquistou oito vitórias em etapas, todas elas com finais em subidas curtas nas Voltas à Romandia, Suíça, Hungria e Noruega.
O estilo de Thibau Nys é bastante específico e eficiente em situações de corrida que favorecem suas habilidades. “Dependendo também de como a corrida foi disputada anteriormente. O tipo de chegada em que os sprinters ficaram para trás, o que me torna o mais rápido dos escaladores. Eles sempre têm relativamente menos potência que eu.”