Jovem prodígio da Visma desabafa sobre preocupante problema “sinto dormência nas pernas e tudo bloqueia, devemos investigar”
Cian Uijtdebroeks (Visma-Lease a Bike), enfrentou uma difícil situação durante a 7ª etapa da Vuelta a España. Aos 21 anos, o jovem escalador, que é considerado uma das grandes esperanças da Bélgica para Grand Tours, ficou para trás no início da subida final, algo que ele considera fora do comum, em um trecho tão curto.
Em uma conversa com o jornal Het Laatste Nieuws, Uijtdebroeks desabafou sobre a estranha sensação de dormência nas pernas que tem experimentado nas últimas corridas. Segundo ele, isso tem bloqueado seu desempenho e afetado consideravelmente suas corridas.
“Dormência nas pernas e tudo bloqueia”
Após a 7ª etapa da Vuelta a España, nesta sexta-feira, Uijtdebroeks explicou detalhadamente o que estava acontecendo. “Estou andando o mais rápido que posso e minha frequência cardíaca ainda não está no limite, mas sinto uma sensação de dormência nas pernas e tudo bloqueia”, relatou.
Para o ciclista, essa sensação de dormência é inédita em sua carreira. “Isso nunca aconteceu anteriormente. É muito estranho sentir minhas pernas dormentes, mesmo quando as toco. Hoje isso voltou a acontecer muito rapidamente, e isso não é normal numa subida tão curta.”
“Nem sempre pode ser apenas cansaço”
A frustração de Uijtdebroeks é evidente. Ele lamenta como essa sensação tem se repetido, dificultando suas performances e o obrigando a reavaliar suas prioridades.
“Se acontecer uma vez, não é grande coisa, mas se acontecer constantemente, é claro que não é divertido. Você trabalha duro para isso e faz tudo certo, mas eu nunca tive essa sensação antes, é como pedalar com as pernas inchadas.”
“Definitivamente, preciso abordar isso de forma diferente. Vou tentar ajudar da melhor forma possível os colegas de equipe que ainda estão em boa forma, mas acho que devemos investigar qual pode ser a verdadeira causa para isso, porque nem sempre pode ser apenas cansaço”, finalizou Cian Uijtdebroeks.