Vuelta a España: resultados da 8ª etapa, Primoz Roglic vence e diminui diferença, João Almeida sofre revés; assista a chegada
Primoz Roglic (Red Bull Bora hansgrohe) venceu a 8ª etapa da Vuelta a España. O esloveno, após uma série de ataques, cruzou a linha de chegada logo à frente de Enric Mas (Movistar), após deixar o líder Ben O’Connor (Decathlon AG2R) para trás na subida final. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) completou o pódio da etapa na 3ª posição.
João Almeida sofre revés
O português João Almeida (UAE Team Emirates) sofreu um grande revés durante a subida final, ao ser envolvido em uma queda e finalizou a etapa na 60ª posição, 4min 53seg após Roglic. De acordo com informações do Eurosport, o português de Caldas da Rainha teria contraído Covid 19 e assim, teria sua performance prejudicada.
A Etapa
A 8ª etapa da Vuelta a España, apresentou um percurso de 159 km, com largada em Úbeda e a chegada na conhecida Sierra de Cazorla. Esta subida apesar de ser de 3ª categoria (4,8 km a 7,1%), apresentava diversos trechos com pendência que atingiam 20% de inclinação, prometendo mais um espetáculo em busca da camisa de líder.
A Fuga do Dia
Oito fortes ciclistas abriram a fuga do dia. Mauro Schmid (Jayco AlUla), Harold Tejada (Astana Qazaqstan), Ion Izagirre (Cofidis), Oier Lazkano (Movistar), Sam Oomen (Lidl-Trek), Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels), Luca Vergallito (Alpecin-Deceuninck) e Gijs Leemreize (dsm-firmenich PostNL) tentavam surpreender o pelotão, que claramente tentava recuperar a camisa de líder, de Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale).
A fuga chegou a abrir uma vantagem superior a 4 minutos, com a Decathlon AG2R procurando proteger seu capitão e líder da competição.
Últimos Quilômetros
No entanto, com a última montanha do dia se aproximando a diferença da fuga que com 5 km neste momento tinha somente 3 competidores, Lazkano, Vergallito e Tejada, caiu para cerca de 1min, com o pelotão acelerando forte.
Tejada foi o primeiro a atacar, seguido de perto por Lazkano, que rapidamente fechou a lacuna. Vergallito, por sua vez, demorou um pouco mais para reagir. Enquanto isso, uma queda inesperada no pelotão afetou diretamente alguns dos principais competidores, incluindo João Almeida e Lennert Van Eetvelt, que ficaram para trás.
Primoz Roglic, neste momento assumiu a liderança, mas, apesar dos seus esforços, não conseguiu deixar para trás o camisa vermelha, Ben O’Connor. Após perceber que seus ataques não surtiram efeito imediato, Roglic diminuiu o ritmo.
Essa manobra permitiu que muitos ciclistas recuperassem terreno, exceto João Almeida, que ia perdendo mais tempo em relação ao grupo do GC. Roglic, por outro lado, lançou o decisivo ataque, O’Connor começou a perder força, e Felix Gall tentou ajudá-lo, mas já estava claro que o australiano perderia tempo.
Roglic vence e O’Connor fica para trás
Na fase final da etapa, apenas Enric Mas conseguiu acompanhar Roglic. Juntos, os dois passaram pelos últimos escapados, já no quilômetro final, deixando claro que a vitória na etapa seria decidida entre eles.
Mas assumiu a liderança momentaneamente, parecendo ter o controle nas últimas curvas, mas Roglic, com uma arrancada impressionante, conseguiu ultrapassá-lo, conquistando a vitória na etapa. Mas terminou em segundo lugar, enquanto Mikel Landa assegurou a terceira posição.
Com Roglic garantindo a vitória, a atenção voltou-se para Ben O’Connor, que chegou 45 segundos atrás do vencedor. Além disso, com Roglic ganhando dez segundos de bonificação, O’Connor perdeu quase um minuto no total para seu principal concorrente, comprometendo sua posição na classificação geral.
Assista a Chegada
Resultados da 8ª Etapa da Vuelta a España 2024
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.