Capitão da UAE Team Emirates revela toda a dificuldade da vitória “nunca sofri tanto, foi sofrimento até o fim”
Adam Yates (UAE Team Emirates) teve um início difícil na Vuelta a España, mas mostrou toda a capacidade, ao vencer a 9ª etapa, em Granada, neste domingo. O britânico, de 32 anos, cruzou a linha de chegada sozinho, após uma fuga impressionante de quase 60 km. “Nunca sofri tanto”, declarou Yates, após a vitória.
“Eu não sabia se conseguiria”
Yates juntou-se ao grupo de fuga na primeira parte da etapa, com os colegas de equipe Jay Vine e Marc Soler. No entanto, à medida que seus companheiros ficaram para trás, o ciclista enfrentou o desafio de subir o Alto de Hazallanas pela penúltima vez, continuando sozinho pelos últimos 58 km.
“Estava tão quente”, revelou Yates. “Desde a última subida eu estava com cãibras fortes. Eu não sabia se conseguiria continuar assim”, complementou o britânico.
Essa vitória foi um marco para o britânico, que nunca havia vencido uma etapa na Vuelta a España. “Tive muito azar nos Grand Tours nos últimos anos e realmente não sabia se conseguiria. Mas estou muito feliz, por finalmente voltar a vencer uma maldita etapa de um Grand Tour”, celebrou Yates, que também venceu a 1ª etapa do Tour de France 2023.
Uma questão de sofrimento até o fim
Yates explicou sua estratégia e a importância de sua equipe no sucesso. “No início fizemos um ótimo trabalho em equipe, com Marc e Jay no grupo líder. Eles me conduziram perfeitamente”, explicou Yates. “Marc fez um ótimo trabalho mantendo o ritmo e depois, nas Hazallanas, Jay rodou até que só restasse eu e [David] Gaudu.”
Embora tenha sentido o impacto do calor, Yates soube aproveitar o momento. “Eu poderia dizer que ele [Gaudu] estava sofrendo com o calor, mas eu também. Mas eu sabia que tinha que aproveitar o momento. A partir daí, foi só uma questão de sofrimento até o fim.”
Sem pressão pela Classificação Geral
Apesar do grande salto na classificação geral, subindo do 27º para o 7º lugar, Yates, que está agora a 5min 30seg do líder Ben O’connor (Decathlon AG2R) minimizou a importância dessa conquista.
“Para ser honesto, não me importo com as classificações”, disse Yates. “Hoje foi tudo sobre a etapa. Eu simplesmente acelerei. Não tínhamos nada a perder, apenas aguentei até o fim.”