Treinador da Visma-Lease a Bike revela método de trabalho com Matteo Jorgenson “parecido com o de Jonas Vingegaard”

A transferência de Matteo Jorgenson da Movistar Team para a Visma-Lease a Bike certamente marcará uma das contratações mais importantes da temporada de 2024. O ciclista americano, que demonstrou um progresso significativo neste ano, desperta grande expectativa dentro de sua nova equipe.

Nova Abordagem de Treinamento

Tim Heemskerk, treinador da Visma-Lease a Bike, destacou as principais mudanças no treinamento de Jorgenson ao site holandês Wielerrevue. “A primeira diferença é que agora ele realmente se preparou para o Tour de France com treinamento em altitude. Comparando com o seu passado, quando isso não aconteceu, quase tudo mudou”.

“Alguns ciclistas fazem muito trabalho de potência, mas nós nos concentramos em um plano que visa aumentar as capacidades dos ciclistas, incluindo o VO2Max, e a resistência durante a altitude,” explicou Heemskerk.

girodociclismo.com.br image 168
Jorgenson trabalhando para Jonas Vingegaard durante a 9ª etapa do Tour de France

Blocos de esforço, somente após conclusão da base

Essa nova abordagem é estratégica, incluindo blocos de esforço durante treinos e competições preparatórias, como o Critérium du Dauphiné.

“Quando o básico está em ordem, é que os blocos entram durante o treino e também durante uma corrida de preparação como a Dauphiné. Se você fizer isso e descansar um pouco, saberá que a forma está certa,” completou o treinador.

Comparação com Jonas Vingegaard

Uma das grandes questões levantadas com a evolução de Jorgenson é se ele tem o potencial para vencer o Tour de France. Heemskerk compartilhou detalhes dos arquivos de treinamento de Jorgenson, destacando sua impressionante capacidade de manter um alto nível de esforço durante longos períodos.

“No dia 19 de maio, ele manteve uma média de 235 watts durante um treinamento de resistência com o grupo. Ele não treina logo abaixo do limite prescrito, porque muitas vezes você ultrapassa automaticamente. É algo parecido com o que Jonas (Vingegaard) faz,” comparou Heemskerk.

girodociclismo.com.br image 172
Jonas Vingegaard 1m75cm, Matteo Jorgenson 1m90cm

Oitavo lugar na Classificação Final do Tour de France

Sobre o futuro de Jorgenson, Heemskerk ponderou: “Ele venceu a Paris-Nice, quase venceu o Critérium du Dauphiné e kogo após ficou entre os dez primeiros do Tour (8º lugar na Classificação Final). Ele é um ciclista versátil com um bom Contrarrelógio. Será alguém para o pódio nas grandes voltas? Ele já deu um grande passo nessa direção.”

“Mas nunca falei em vencer com Jonas e também não vou fazer isso com Matteo. Faremos tudo o que pudermos para que os pilotos iniciem os seus grandes objetivos da melhor maneira possível. O desenvolvimento que Matteo passou. De qualquer forma, foi enorme”, finalizou o treinador.

girodociclismo.com.br image 170
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.