Vuelta a España: resultados da 11ª etapa, Eddie Dunbar vence, Ben O’connor perde tempo; assista a chegada
Eddie Dunbar (Jayco AlUla) venceu a 11ª etapa da Vuelta a España, após um ataque surpreendente em um pelotão reduzido. Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) e Max Poole (DSM-firmenichPostNL), finalizaram a etapa na 2ª e 3ª colocações respectivamente.
Destaque para a perda de tempo do líder Ben O’connor, que ficou para trás na montanha final, perdendo segundos preciosos para seus principais adversários.
A etapa
A 11ª etapa era uma típica etapa da Vuelta, com quatro ascensões “rompe piernas”. No entanto, a última, Puerto Cruxeiras (2,9 km a 8,9%) a apenas oito quilômetros da chegada prometia muitos ataques e poderia decidir a etapa.
A fuga do dia
A etapa iniciou em um ritmo alucinante, com a primeira hora da etapa apresentar 48,5km/h de média, apesar da ascensão a montanha de 3ª categoria no percurso. No entanto, logo após essa subida, uma grande fuga com cerca de 35 ciclistas, iniciada com Victor Campenaerts se formou e acabou definindo a etapa.
Na fuga grandes nomes da competição estavam incluídos. Steven Kruijswijk e Attila Valter (Visma-Lease a Bike), Jhonathan Narvaez (INEOS Grenadiers), Brandon McNulty (UAE Emirates), Sam Oomen (Lidl-Trek), Daniel Felipe Martínez (Red Bull- BORA-hansgrohe), Eddie Dunbar (Jayco AlUla), Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck), Gijs Leemreize (dsm-firmenich PostNL), Victor Campenaerts (Lotto-Dstny) entre outros, disputariam o sucesso na etapa.
Equipe do líder autoriza a fuga
Em um momento inusitado, a Decathlon AG2R, equipe do líder da competição comunica ao pelotão a decisão de autorizar o sucesso da fuga.
Após esse momento a fuga acelerou ainda mais e aumentou a diferença para mais de 6 minutos em relação ao pelotão. Assim, a fuga conseguiu permanecer compacta até a última ascensão, quando o ritmo aumentou e diversos ciclistas acabaram ficando para trás.
Primoz Roglic ataca e Ben O’connor fica para trás
No início na ascensão final, Primoz Roglic (Red Bull Bora) efetuou um ataque fulminante, sendo acompanhado somente por Enric Mas (Movistar).
Neste momento os demais ciclistas com interesse no GC, como Mikel Landa, Richard Carapaz, David Gaudu e Mattias Skjelmose perceberam a fragilidade do líder e aceleraram também, deixando o líder para trás.
Últimos quilômetros
No final da etapa, o grupo da fuga, já havia sido fragmentado em pequenos grupos, quando Eddie Dunbar atacou com 500 m para o final, para vencer a etapa, seguido por Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck) e Max Poole (DSM-firmenichPostNL).
No grupo do GC, Ben O’Connor (Decathlon AG2R), perdeu 37 segundos para os principais líderes, pois não conseguiu reconectar com o grupo dos principais candidatos ao GC, liderados por Primoz Roglic (Red Bull Bora).
Assista a chegada
Resultados da 11ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España 2024
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.