Chris Froome, agora com 38 anos, estava ansioso para fazer um retorno ao Tour de France, uma corrida na qual foi brilhante por várias temporadas. No entanto, quando a equipe Israel – Premier Tech anunciou sua escalação, seu nome não estava presente. Philippe Gilbert concordou com essa decisão.
“Sucesso em Grand Tours? Eu acho que não”, disse Gilbert ao Eurosport. “Ele ainda é capaz de fazer algumas boas etapas, acho que ele conseguiu um terceiro lugar duas vezes no ano passado em algumas etapas. Tenho a sensação de que esse é o máximo que ele pode alcançar atualmente. E com mais um ano nas pernas, não vejo como ele possa melhorar.”
Froome, ex-vencedor de quatro edições do Tour de France e detentor de sete vitórias de etapas no Tour de France no passado, atribuiu problemas de equipamento no início de 2023 como responsáveis por prejudicar suas chances de demonstrar seu valor nas corridas em que participou. No entanto, Gilbert não viu nada em Froome que indicasse que ele ainda pode competir em alto nível.
“Eu não acredito que Froome seja capaz de terminar entre os dez primeiros em uma corrida comum do World Tour GC”, analisou a lenda dos clássicos belgas. “Infelizmente, acho que ele já teve suas chances e que elas se esgotaram hoje.”