Vuelta a España: resultados da 14ª etapa, Kaden Groves bate Wout van Aert no sprint; assista a chegada
Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) bateu Wout Van Aert (Visma-Lease a Bike) no sprint e venceu a 14ª etapa da Vuelta a España. Corbin Strong (Israel-Premier Tech) completou o pódio da etapa na 3ª posição.
O líder da Classificação Geral, Ben O’connor finalizou junto ao pelotão, garantindo que não houvesse alteração no GC.
A longa 13ª etapa
Na 13ª etapa o pelotão sairia de Villafranca del Bierzo, com chegada em Villablino, após duas montanhas categorizadas e mais de 200km. Como os percentuais das ascensões não seriam muito altos, um sucesso da fuga não estava descartado.
A fuga
Em um ritmo alucinante 6 fortes ciclistas protagonizaram a fuga do dia, após 50 quilômetros da largada. Victor Campenaerts (Lotto-Dstny), Harold Tejada (Astana), Jhonatan Narvaez (INEOS), Xandro Meurisse (Alpecin-Deceuninck), Marco Frigo (Israel-Premier Tech) e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates).
Pelotão com média superior a 48km/h
Enquanto a fuga mantinha acelerava, o pelotão, comandado pela Visma-Lease a Bike, não deixava a fuga prosperar, mantendo a diferença ao redor de 1 minuto, com os primeiros 160 km sendo percorridos com a incrível média de 48km/h.
Ascensão final seleciona fuga
Com a chegada da ascensão final, o Puerto de Leitariegos (22,8 km a 4,5%), a fuga foi perdendo membros e tempo em relação ao pelotão. Com 10km para a chegada, a diferença da fuga ao pelotão já estava em cerca de apenas 30 segundos, com Harold Tejada, Jhonatan Narvaez e Marco Frigo acelerando forte.
Com 3 quilômetros para o topo da montanha, o último remanescente da fuga, Jhonatan Narváez foi alcançado pelo pelotão que iniciou compacto, a descida para a chegada.
Primoz Roglic com problemas na descida
Durante a descida, Primoz Roglic passou por um momento de tensão. O esloveno teve problemas mecânicos e precisou, em uma situação de emergência, trocar de bicicleta com seu colega de equipe, Daniel Felipe Martinez.
Últimos quilômetros
A Alpecin-Deceuninck assumiu a liderança assim que o pelotão completou a descida e se dirigiu para a chegada, tentando colocar seu velocista, Kaden Groves, em uma boa posição. Nos últimos metros, a equipe DSM-Firmenich PostNL se aproximou, buscando colocar Pavel Bittner na frente.
No quilômetro final, Kaden Groves e Wout Van Aert ocupavam as melhores posições. Edward Planckaert embalou o sprint para Groves, que então lutava para manter Van Aert atrás. O australiano conseguiu por pouco, conquistando sua 2ª vitória de etapa da Vuelta (venceu a 2ª etapa em Ourém), enquanto Van Aert teve que se contentar com o segundo lugar. Corbin Strong finalizou a etapa na 3ª posição.
Assista a chegada
Resultados da 14ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.