Para os sete ciclistas bascos que arrancam na principal competição ciclística do calendário profissional, o Tour de França, a esperança de brilhar em casa é uma obsessão. Este evento de ciclismo especial começa a 29 de Junho de 2023, em Bilbao, com três dias de corridas nas estradas conhecidas como a palma da mão desses atletas.
Para a maioria deles, as duas primeiras etapas, de Bilbao a Bilbao e a segunda de Vitoria à San Sebastián, são talvez aquelas que oferecem mais possibilidades para se destacarem. Estas são etapas de montanha média, que proporcionam boas oportunidades para estes ciclistas mostrarem o seu melhor.
Entre eles estão: Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Jonathan Castroviejo (INEOS Grenadiers) e Omar Fraile (INEOS Grenadiers); os irmãos Izagirre, Gorka (MOVISTAR Team) e Ion (Cofidis), e Alex Aranburu(MOVISTAR Team); e Mikel Landa (Bahrain Victorious), que talvez comece com as mais altas ambições.
No entanto, provavelmente, aqueles que terão menos oportunidades nestes dois primeiros dias serão Landa (33 anos) e o mais velho dos Izagirre, Gorka (35 anos). Landa estará focado principalmente na classificação geral e nas montanhas altas, enquanto Gorka estará subordinado ao seu líder na Movistar, Enric Mas.
Outros nomes a considerar são Castroviejo (36 anos) e Fraile (32 anos) da equipe inglesa Ineos, que está acostumada a dominar o pelotão, mas este ano está sem um líder ao nível dos melhores. Estaremos atentos para ver a evolução do colombiano Egan Bernal depois do seu severo acidente e de Carlos Rodríguez no seu caminho para a elite.
Certamente, Bilbao (33 anos), o mais novo dos Izagirre, Ion (34 anos), Aranburu (27 anos) e até mesmo Fraile, também estarão de olho nestas duas primeiras etapas. As subidas de El Vivero, Pike Bidea e Jaizkibel seriam o cenário perfeito para uma vitória inesquecível.