Vuelta a España: resultados da 18ª etapa, Urko Berrade dá 3ª vitória a Kern Pharma, ataque no GC faz vítimas, assista a chegada
Urko Berrade (Kern Pharma) venceu a 18ª etapa da Vuelta a España, em mais um sucesso da fuga inicial. Mauro Schmid (Jayco AlUla) finalizou na 2ª posição e o colega de Barrade na Kern Pharma, Pau Miquel, completou o pódio da etapa.
Entre os favoritos, Mikel Landa, mas também Adam Yates e Sepp Kuss tiveram um dia dramático. Eles perderam muito tempo depois de liderarem a última subida categorizada do dia. Ben O’Connor permanece na liderança da Classificação Geral.
A etapa
Uma típica etapa da Vuelta ao País Basco, com largada em Vitória Gasteiz e chegada em Maeztu, após 179km estava programada para esta quinta-feira. Com duas ascensões no percurso, os ataques seriam inevitáveis.
A fuga do dia
Uma grande fuga caracterizou a etapa. Cerca de 50 ciclistas abriram a fuga do dia, após um início de etapa explosivo. Entre os principais ciclistas da fuga estavam Steven Kruijswijk e Attila Valter (Visma), Filippo Baroncini, Brandon McNulty e Marc Soler (UAE), Kim Heiduk e Jhonatan Narvaez (INEOS), Mattia Cattaneo, Casper Pedersen e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Mathias Vacek (Lidl-Trek), Roger Adria, Nico Denz e Aleksandr Vlasov (Red Bull Bora), Kaden Groves (Alpecin-Deceunick), Stefan Kung (Groupama-FDJ) e Mauro Schmid (Jayco AlUla).
A fuga conseguiu abrir uma vantagem superior a 7 minutos em relação ao pelotão, indicando uma autorização dos principais times à fuga.
Pelotão principal controlado pela equipe do líder
Enquanto isso, no pelotão, a Decathlon AG2R, equipe do líder Ben O’connor, controlava as ações, ficando à frente, sem permitir ataques dos principais adversários.
Ataque na fuga
Com 95 km para a chegada, logo após a ascensão ao Alto de Rivas de Tereso, Stefan Kung atacou os ciclistas da fuga. O suíço foi acompanhado pelo seu conterrâneo Mauro Schmid e de Mathias Vacek. O trio conseguiu abrir uma vantagem sobre os perseguidores, que neste momento tinha cerca de 35 ciclistas, de aproximadamente 1 minuto. Neste momento, a vantagem sobre o pelotão principal já era superior a 9 minutos.
No entanto, os três atacantes não tiveram sucesso e acabaram sendo alcançados pelos perseguidores, na 2ª montanha do dia, o Puerto Herrera. Assim, um grupo de cerca de 12 ciclistas discutiriam a vitória na etapa.
Ataque de Richard Carapaz explode grupo do GC
Na ascensão ao Puerto Herrera, Richard Carapaz realizou diversos ataques. Embora não tenha conseguido se distanciar de Primož Roglič e dos demais competidores diretos, Carapaz surpreendeu alguns dos favoritos.
Entre os que não acompanharam o ritmo estavam Mikel Landa, 5º no ranking geral, Sepp Kuss e Adam Yates, que ficaram cerca de 30 segundos atrás do grupo principal.
Essa diferença aumentou quando, pouco antes do topo da montanha, Carapaz lançou mais um ataque. Desta vez, outros ciclistas também sentiram o impacto, incluindo o líder da classificação, Ben O’Connor.
Na descida, O’Connor e os outros conseguiram se reconectar ao grupo de Roglic, Mas e Carapaz. No entanto, Mikel Landa enfrentou um desafio maior, pois, sem o suporte de seus companheiros, que só o alcançaram muito tarde, acabou perdendo muito tempo na Classificação Geral.
Últimos quilômetros
A definição do grupo de fuga começou a sete quilômetros da linha de chegada, quando os primeiros ataques começaram a se desenrolar. O movimento mais significativo veio de Steven Kruijswijk, que escolheu um momento estratégico para desferir seu ataque. O experiente ciclista holandês foi acompanhado por Berrade, e juntos abriram uma vantagem sólida em pouco tempo, aproveitando um breve momento de hesitação no pelotão perseguidor.
Berrade conquista a terceira (!) vitória para a Equipo Kern Pharma.
Apesar da boa tentativa de Kruijswijk, ele não conseguiu sustentar o ritmo. Berrade aumentou a intensidade e deixou Kruijswijk para trás.
Berrade abriu uma vantagem considerável sobre os outros perseguidores e cruzou a linha de chegada sozinho. Enquanto isso, Castrillo e Miquel, seus companheiros de equipe, neutralizaram habilmente qualquer tentativa de ataque ou aceleração.
Grupo do GC
Os favoritos à Classificação Geral cruzaram a linha pouco menos de 7 minutos depois. Landa, que ainda recebeu ajuda de vários companheiros, acabou tendo que ceder mais de 3 minutos aos rivais. Ele, portanto, perdeu seu lugar entre os 10 primeiros. Kuss e Yates também tiveram um dia dramático.
Assista a chegada
@valterdohnert ssstwitter.com_1725550423024
♬ original sound – valterdohnert
Resultados da 18ª etapa da Vuelta a España
Classificação Geral da Vuelta a España
O Giro do Ciclismo estará atualizando os resultados, conforme os ciclistas estiverem finalizando a etapa.
Em breve a Classificação Geral completa, com as classificações de todas as categorias da Vuelta a España 2024.