O Tour de France está programado para começar no sábado, mas atualmente não há um clima favorável para o ciclismo na França. O país está enfrentando protestos violentos e em grande escala, o que pode ter um impacto significativo no Tour. Os ciclistas devem estar preocupados, pois há um risco de vandalismo.
A França está passando por um período conturbado nos últimos dias, devido aos protestos contra a brutalidade policial, desencadeados pelo incidente em que um adolescente de 17 anos foi baleado por um policial no início desta semana. Com essa situação, parece que ninguém está realmente interessado no Tour de France.
A atmosfera atual de protestos e distúrbios na França pode afetar diretamente o Tour de France. Medidas de segurança adicionais podem ser necessárias para garantir a segurança dos ciclistas e espectadores.
Segundo o jornalista Steven Decraene, da VRT, em Lille, a atual cobertura midiática é dominada pelos tumultos e protestos contra a brutalidade policial. A atenção para o Tour de France ainda está por vir.
“Mas é claro que pode se tornar perigoso nos hotéis das equipes, que geralmente estão localizados nos arredores das cidades”, disse o jornalista do VRT.
“Já há risco de roubo todos os anos, mas agora também há uma chance maior de vandalismo. Seria lógico se a presença da polícia e da gendarmaria fosse reforçada lá.”
As forças policiais francesas foram mobilizadas em grande número nas áreas problemáticas. Quando a caravana do Tour chegar à França, espera-se que haja serviços de segurança suficientes disponíveis.
Total da força de segurança para o Tour de France chega a 28.000 homens
Os franceses são conhecidos por sua habilidade logística, e o Tour de France é um exemplo clássico disso, com mais de cem anos de história. O evento conta com aproximadamente 28.000 gendarmes, policiais e bombeiros constantemente viajando junto com a caravana, o que já representa um número significativo de agentes de segurança.
Nas cidades por onde o Tour passa, também são mobilizadas várias unidades especiais da polícia, como a CRS, bem como policiais adicionais. Além disso, alguns eventos, como festivais e apresentações, podem ser cancelados para aliviar a pressão sobre as forças policiais.
Portanto, não deve haver problemas em proteger adequadamente a caravana do Tour. Um evento icônico como o Tour de France é considerado um símbolo que deve ser preservado e protegido.