Primoz Roglic consolidou sua posição como um dos maiores nomes da história da Vuelta a España ao conquistar sua quarta vitória geral. Além de deter esse impressionante feito, o ciclista esloveno já venceu 16 etapas no Grand Tour espanhol, tornando-se uma verdadeira lenda na competição.
Roglic também é o segundo vencedor geral mais velho da prova, um marco que reforça um desempenho consistente ao longo dos anos.
Recorde de Vitórias em Classificações Gerais
Com sua mais recente vitória na Vuelta em 2024, Roglic empatou com o espanhol Roberto Heras, ambos com quatro títulos. Heras dominou a competição entre 2000 e 2005, enquanto Roglic venceu suas edições em 2019, 2020, 2021 e 2024.
Esse feito coloca Roglic e Heras um degrau acima de grandes nomes do ciclismo, como Alberto Contador e Tony Rominger, que venceram a prova três vezes.
Além disso, Roglic já conquistou cinco pódios na Vuelta, consolidando-se como um dos principais nomes da prova. Roberto Heras, com seis pódios no total, ainda lidera nesse quesito, seguido por Alejandro Valverde, que subiu ao pódio sete vezes, embora tenha vencido a competição apenas uma vez.
Roglic é o segundo vencedor mais velho
Aos 34 anos, Roglic tornou-se o segundo ciclista mais velho a vencer a Vuelta a España. Ele está atrás somente de Chris Horner, que, aos 41 anos, venceu a edição de 2013, sendo o detentor desse recorde. Outros veteranos, como Tony Rominger e Alexandre Vinokourov, venceram a competição com 33 anos, enquanto Joop Zoetemelk a conquistou aos 32.
Primoz Roglic soma 16 Vitórias em etapas da Vuelta a España
Roglic também se destaca pelo número de vitórias em etapas da Vuelta, somando 16 até o momento. Só em 2024, ele conquistou três, evidenciando sua especialidade em finais de etapas com difíceis ascensões.
Com essas 16 vitórias, Roglic está na 6ª posição, no ranking histórico de vitórias em etapas da Vuelta. Ele ainda está atrás de ciclistas lendários como Sean Kelly (16), Rik Van Looy (18), Laurent Jalabert (18), Freddy Maertens (20) e o recordista Delio Rodríguez, que conquistou impressionantes 39 vitórias em etapas entre 1941 e 1947.