Roberto Heras, 4x Campeão da Vuelta, não esconde sua admiração por Primoz Roglic “É uma grande honra (…) Primoz Roglic é completo”
Primoz Roglic (Red Bull Bora-hansgrohe) entrou para a história ao conquistar a Vuelta a España pela quarta vez em sua carreira (2019, 2020, 2021 e 2024). O ciclista esloveno, de 34 anos, se igualou a Roberto Heras, o único até então a alcançar tal marca (2000, 2003, 2004 e 2005). Heras, que não demonstra preocupação em ver seu recorde igualado, expressou grande respeito pelo feito de Roglic.
“Roglic é completo, ele sabe limitar os danos”
Roberto Heras não escondeu sua admiração pelo ciclista esloveno. Em entrevista ao jornal espanhol Mundo Deportivo, o 4x vencedor da Vuelta a España, destacou a capacidade de Roglic em se manter competitivo nas mais diversas condições. “É uma grande honra que um campeão como Roglic se iguale a mim”, afirmou Heras.
Ele também destacou a consistência de Roglic, enfatizando sua habilidade de minimizar perdas em dias ruins. “Roglic é completo e tem um desempenho muito consistente. Se tiver um dia ruim, ele sabe como limitar os danos. Ele também venceu um Giro e esteve perto no Tour de France”, complementou.
O melhor ciclista venceu
Heras, que venceu a Vuelta a España em 2000, 2003, 2004 e 2005, acompanhou de perto a edição de 2024. Ele observou que Roglic poderia ter encerrado a competição mais cedo, mas a tática da equipe permitiu que a disputa se mantivesse emocionante.
“Roglic poderia ter decidido a Vuelta mais cedo, mas como Ben O’Connor teve muito espaço, a tensão foi mantida por muito tempo”, analisou Heras. Além disso, ele ficou impressionado com o desempenho de Roglic na etapa de Moncalvillo, onde o esloveno dominou a concorrência. “O melhor ciclista da corrida venceu”, sentenciou o espanhol.
Cinco vitórias para Primoz Roglic na Vuelta?
Quando questionado sobre as chances de Roglic conquistar uma quinta vitória na Vuelta, Heras foi cauteloso, reconhecendo a força dos adversários. “Depende dos rivais que ele terá no próximo ano. Se Pogacar ou Vingegaard vierem em 2025, serão os favoritos, mas Roglic é um piloto que, se vier para La Vuelta no próximo ano, com certeza estará competindo pela vitória”, concluiu Heras.