E foi dada a largada para o grande momento do ciclismo mundial, o Tour de France 2023! E não poderia ser em um local melhor, o país basco, um lugar de onde saíram diversos atletas que marcaram a história do ciclismo e que é uma região apaixonada pelo esporte.
A 1ª etapa prometia muita ação com a grande presença de público durante toda a prova. E aconteceu.
Inicialmente uma fuga se formou logo após a saída. Nesta fuga, estavam Lilian Calmejane (Intermarché -Circus – Wanty), Paskal Eenkhoorn (Lotto Dstny), Valentin Ferron (TotalEnergies), Jonas Gregaard (Uno-X Pro Cycling Team) e Simon Guglielmi (Team Arkéa Samsic), os ciclistas conseguiram manter cerca de 1min30seg de diferença para o pelotão, durante boa parte da prova. O grande objetivo desta fuga eram os pontos para a classificação de montanha.
Com 50kms para a chegada a fuga foi alcançada e assim, o pelotão passou a acelerar compacto em direção às 3 últimas ascensões que poderiam decidir a 1ª etapa. Alguns dos principais sprinters já perdem contato com o pelotão.
Quando faltavam 30km para a chegada, a Jumbo Visma toma à frente e tenta selecionar o pelotão, em um claro sinal à UAE. Outras equipes como a EF Education, nessa parte da prova também mostram força.
Neilson Powless é o primeiro a cruzar o Côte de Vivero e garante a liderança na pontuação de montanhas após o 1º dia.
Com 20kms para a chegada, na descida do Côte de Vivero, uma queda no pelotão, fez com que Enric Mas(Movistar Team) e Richard Carapaz (EF Education EasyPost) caíssem e dessem adeus à classificação geral do Tour de France 2023, infelizmente já na 1ª etapa. O ciclista espanhol da Movistar abandonou a prova. Carapaz tentou voltar ao pelotão, sem sucesso.
Na última ascensão, o Côte de Pike (2km à 9,4%)houve uma aceleração frenética, que fragmentou o pelotão. No final da ascensão somente um pequeno grupo conseguiu acompanhar Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard.
Neste grupo estavam os irmãos Yates, Adam e Simon que em um ataque à 5 km da meta conseguiram abrir do grupo principal 15 segundos não sendo mais alcançados. No entanto Adam Yates (UAE Team Emitares) larga o irmão Simon Yates (Team Jayco AlUla) na chegada e vence a 1ª etapa do Tour de france 2023!!
Na 3ª posição chegou Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ao bater o sprint reduzido e conquistando 4 preciosos segundos de bonificação.
Com o resultado o primeiro camisa amarela do Tour de France 2023 é Adam Yates!
Resultados da 1ª etapa do Tour de France 2023:
Em breve a classificação geral do Tour de France 2023.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de France no Giro do Ciclismo.
Diariamente às 13hs 30min a apresentação da etapa seguinte.