Campeão Europeu Sub-23 registra melhor tempo que o Campeão Europeu Elite de Contrarrelógio
O Campeonato Europeu de Ciclismo 2024, proporcionou uma excelente base para análises estatísticas, já que a maioria dos Contrarrelógios foram realizados no mesmo percurso. A etapa entre Heusden-Zolder e Hasselt, com 31,1 km registrou a mesma distância entre as categorias sub-23 e a Elite.
Embora o italiano Edoardo Affini (Visma-Lease a Bike) tenha conquistado o título de Campeão na categoria Elite, o jovem belga Alec Segaert (Lotto Dstny) de apenas 21 anos, demonstrou um desempenho superior em termos de tempo, o que poderia lhe render o título também na categoria Elite.
O Percurso e as Condições Climáticas
O traçado de 31,1 km foi predominantemente plano, o que favoreceu os especialistas na modalidade. No entanto, o fator meteorológico desempenhou um papel crucial. Durante a tarde, a chuva começou a se intensificar e o vento também aumentou, afetando os ciclistas que competiram mais tarde.
Essas mudanças nas condições climáticas influenciaram os tempos finais de alguns competidores, como Alec Segaert, que competiu no Sub-23, conseguiram evitar grande parte da chuva, o que lhe garantiu uma vantagem significativa.
Alec Segaert optou pela disputa na categoria Sub-23
Alec Segaert, que conpete pela Lotto Dstny e já havia vencido o Contrarrelógio no WorldTour do Renewi Tour, mostrou mais uma vez seu talento. Com o tempo de 35,06 minutos, e a incrível média de 53,4km/h conquistou o ouro na categoria Sub-23.
Já o italiano, Edoardo Affini, o Campeão Europeu na Elite, completou o percurso em 35,15 minutos, com média de 53,2 km/h.
Embora Segaert tenha sido previamente considerado para competir na categoria Elite, ele optou por tentar o tricampeonato europeu Sub-23, uma decisão consciente de que lhe rendeu o lugar mais alto do pódio pela terceira vez.