World Teams e Pro Teams fora dos Campeonatos Mundiais sub-23

A partir da próxima temporada, a União Ciclística Internacional (UCI) implementará novas regras que proíbem ciclistas, que já atuam em equipes ProTeam ou WorldTour, de competir nas competições Sub-23 de campeonatos nacionais, europeus e mundiais.

A decisão, divulgada pelo canal digital DirectVelo, afetará diretamente atletas que, mesmo com menos de 23 anos, já possuem vínculo com equipes de alto nível.

Impacto para Ciclistas como Alec Segaert

Um dos exemplos mais impactantes é o de Alec Segaert, da Lotto-Dstny, que venceu o Campeonato Europeu de Contrarrelógio sub-23. Com a nova regra, a partir de 2025, ele e outros jovens profissionais não poderão mais competir nas categorias Sub-23, mesmo que ainda tenham idade para isso.

Isso também se aplicará aos Campeonatos Continentais, contando com ciclistas como Pierre Gautherat, Markel Beloki e Fabio Christen, que competem regularmente por equipes como Decathlon AG2R La Mondiale, EF Education-Easy Post e Q.36.5.

girodociclismo.com.br jovem prodigio belga sub 23 registra melhor tempo que o campeao europeu elite de contrarrelogio alec segaert ii
Alec Segaert registrou um tempo melhor que o vencedor da Elite, o italiano Edoardo Affini

Nova regra não inclui ciclistas das equipes continentais

Desde 2017, a UCI permitia que a participação nas competições Sub-23 fosse baseada exclusivamente na idade, permitindo a participação de ciclistas de equipes da segunda divisão mundial desde 2005.

Atualmente, os ciclistas de equipes ProTeam ou WorldTour podem escolher competir no Campeonato Mundial Sub. -23, mas uma vez que competem na categoria Elite, não podem retornar ao Sub-23 no ano seguinte, mesmo que ainda tenham idade para tal. Contudo, os ciclistas das equipes continentais continuarão a se beneficiar das regras atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.