Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), está há mais de cinco meses sem vencer, já que sua última vitória aconteceu na Paris-Roubaix em 07 de abril.
Com a aproximação do Campeonato Mundial de Estrada da UCI, no próximo dia 29, o holandês revela que o foco passa a ser o grande evento em Zurique e ele está em busca de melhorar sua forma física, além de perder alguns quilos.
“Estou tentando ficar mais leve”
“Já estou trabalhando no Campeonato Mundial. Será difícil estender meu título, mas vou tentar”, Van der Poel declarou à imprensa nesta sexta-feira em Limburg, onde acontece neste domingo o Campeonato Europeu de Estrada.
“Estou tentando ficar um pouco mais leve do que estava na primavera. Isso é importante. Assim como adicionar algumas sessões de treinamento mais longas, já que o Campeonato Mundial será uma corrida longa”, disse Van der Poel.
O percurso de 273,9 km inclui 7 voltas em um circuito final de 27 km, com uma subida de 1,9 km, e gradientes de até 6,2%, além de uma subida curta de 500 metros. Embora realista sobre suas chances, Van der Poel acredita que o traçado do percurso terá um papel decisivo no resultado.
“Há uma pequena chance, mas o percurso da corrida determinará muito. Não sou um dos favoritos nesse percurso, mas isso talvez possa me dar algum espaço.”
Vou sentir falta da Camisa Arco-Íris
No entanto, há uma boa chance de Van der Poel, em breve, ter que desistir de sua camisa arco-íris e, portanto, é hora de relembrar seu período como campeão mundial.
“Será doloroso perder a camisa? Doloroso não, essa palavra é errada, mas vou sentir falta dela. É uma camisa muito bonita e que se destaca no pelotão”.
“Meu ano com a camisa arco-íris foi melhor do que eu poderia esperar. A dupla vitória no Tour de Flandres e paris-Roubaix é algo de que me orgulho também”, finalizou o holandês.