Tim Merlier é o novo Campeão Europeu de Estrada. O belga superou Olav Kooij no sprint final, conquistando o ouro com uma performance impressionante. O bronze ficou com o estoniano Madis Mihkels, que surpreendeu ao bater Jasper Philipsen na disputa pelo pódio.
A prova
O Campeonato Europeu de Estrada aconteceu na região de Limburg, na Bélgica, com largada em Heusden-Zolder e chegada em Hasselt, após 220 km e 1.273m de altimetria total.
Portugal com somente dois ciclistas
Portugal estava representada por somente 2 ciclistas. Inicialmente Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Iúri Leitão estavam escalados para a largada, no entanto, Iúri Leitão apresentou sintomas de doença durante a noite, o que o impossibilitou de participar da competição.
A fuga do dia com Ivo Oliveira
Cinco ciclistas abriram a fuga do dia, logo após a largada. Na fuga estavam, além do português Ivo Olveira, Mathis Le Berre (França), Nils Brun (Suíça), Jonas Rutsch (Alemanha) e Félix Ritzinger (Áustria).
Apesar do francês em nenhum momento colaborar com o revezamento, a fuga imprimiu um ritmo fortíssimo, com os primeiros 100km de prova percorridos com velocidade ao redor de 48km/h, fazendo com que a vantagem sobre o pelotão, atingisse seu ponto máximo em 1min 40seg.
Fuga neutralizada
Com 107 km para a chegada, após um ataque de um grupo com 8 ciclistas, liderados por Mads Pedersen e Mathieu van der Poel, a fuga foi neutralizada e o pelotão iniciou os últimos 100 quilômetros de forma compacta, em um ritmo alucinante, proporcionados pelos diversos ataques.
Ataque de Mathieu van der Poel com Rui Oliveira
Com 92 quilômetros para o fim, Mathieu Van der Poel, começa a definir a prova, ao efetuar um forte ataque, sendo seguido por um grupo com cerca de 20 ciclistas incluídos alguns dos principais candidatos à vitória, como Mads Pedersen, Kasper Asgreen, Mikkel Bjerg, Matteo Trentin, Alexander Kristoff e o português Rui Oliveira.
Entretanto, com 60 quilômetros para a chegada, o pelotão conseguiu alcançar o grupo de fugitivos, após uma forte aceleração da seleção italiana, que conduzia seu capitão Jonathan Milan, para uma possível chegada em sprint.
Rui Oliveira na roda de Jonathan Milan no final
Nos quilômetros finais, o ritmo se intensificou com a Dinamarca e a Itália ditando o passo. Søren Kragh Andersen e Kasper Asgreen lideraram o pelotão, mas não conseguiram escapar.
A Itália montou um trem impressionante no última quilômetro, tentando colocar Jonathan Milan em uma boa posição. Neste momento, o português Rui Oliveira permanecia na roda do capitão italiano.
No entanto, Jonathan Milan não conseguiu capitalizar o trabalho de sua equipe e Rui Oliveira sofreu um problema mecânico (aparentemente sua corrente escapou), com ambos ficando fora do top 10 (Rui acabou ficando no 36º lugar).
Na caótica chegada em massa, Tim Merlier aproveitou sua posição e mostrou seu poder ao acelerar por fora do grupo principal. Olav Kooij tentou alcançar o belga, mas não conseguiu, ficando com a medalha de prata, enquanto Jasper Philipsen, apesar de sua forte tentativa, perdeu o bronze para Madis Mihkels, que fez uma final surpreendente.
Assista a chegada
@valterdohnert Campeonato Europeu – Tim Merlier
♬ original sound – valterdohnert