Primoz Roglic revela que pensou em abandonar o ciclismo “não preciso mais fazer parte do ciclismo e sofrer tudo isso”

Primoz Roglic esteve próximo de vencer o Tour de France de 2020, mas desde então, as quedas se tornaram um obstáculo constante em sua carreira. Em todas as edições do Tour que participaram desde então, o ciclista esloveno acabou abandonando a corrida devido a acidentes.

Este cenário se repetiu na edição de 2024, quando ele sofreu duas quedas em sequência, na segunda semana e abandonou a competição, que era o seu objetivo principal do ano.

girodociclismo.com.br primoz roglic pensou em abandonar o ciclismo esloveno descreve momentos de tensao apos queda nao preciso mais fazer parte disso image 2
Primoz Roglic ao abandonar o Tour de France 2021, com uma lesão na clavícula

“Não preciso mais fazer parte disso”

Roglic admitiu que, após mais uma queda devastadora, acabou seriamente em encerrar sua carreira. “Afinal, sou apenas humano. E quando o que aconteceu comigo novamente, meus pensamentos foram na direção do que eu preciso, não preciso mais fazer parte do ciclismo e sofrer tudo isso”, revelou Roglic ao jornal esloveno Nedelo.

A gravidade de sua lesão, uma fratura não identificada imediatamente, só foi confirmada dias depois. “Naquela época, eu tinha que cuidar da minha saúde, tinha que chegar a um estado em que me sentisse razoavelmente normal”, revelou o ciclista.

girodociclismo.com.br primoz roglic pensou em abandonar o ciclismo esloveno descreve momentos de tensao apos queda nao preciso mais fazer parte disso image 4
Primoz Roglic abandonou o Tour de France 2024 na 12ª etapa

A 4ª vitória na Vuelta a España

Apesar do cenário adverso, a velocidade com que Roglic se recuperou foi notável. Ele voltou ao ciclismo com força total, recuperando sua melhor forma e conquistando sua quarta vitória na Vuelta a España, igualando o recorde de Roberto Heras.

No entanto, Roglic admitiu que foi necessário um processo mental para voltar às competições. “O que me acalmou foi um olhar para frente e a percepção de que nunca fico sem novos desafios. Claro que sinto a dor, não é agradável”, explicou.

O esloveno também abordou as dificuldades que aconteceram ao longo de sua carreira ou moldaram. “Por outro lado, todos esses eventos promocionais na minha carreira, que eu gostaria que não acontecessem comigo, me trouxeram também muitas coisas positivas”, comentou.

“O apoio da minha família e de outros entes queridos, que sinto ao me recuperar de quedas, foi excepcional”, complementou o esloveno.

girodociclismo.com.br primoz roglic pensou em abandonar o ciclismo esloveno descreve momentos de tensao apos queda nao preciso mais fazer parte disso image 6
Roglic destaca o apoio da família na recuperação

Histórico de lesões no Tour de France

Nos últimos anos, Roglic sofreu acidentes seguidos no Tour de France: em 2021, precisou abandonar devido a lesões; em 2022, mesmo ajudando Jonas Vingegaard, fraturou vértebras após uma queda.

Finalmente em 2024, caiu na 11ª etapa e novamente no dia seguinte, agora em em alta velocidade. Semanas após a queda na 12ª etapa, os testes revelaram uma fratura nas vértebras lombares, mais uma vez.

girodociclismo.com.br primoz roglic pensou em abandonar o ciclismo esloveno descreve momentos de tensao apos queda nao preciso mais fazer parte disso image 8
Após a recuperação, Primoz Roglic venceu a Vuelta a España pela 4ª vez
2 Comentários
  1. Avatar de Jazeél Menezes
    Jazeél Menezes Diz

    Boa tarde,
    Seu texto precisa de revisão básica, algumas informações estão bem erradas…”revelou Pogacar ao jornal esloveno Nedelo.”, não é a primeira vez, mas no geral suas postagens são muito bacanas e a página também. Parabéns.

    1. Avatar de Valter Dohnert
      Valter Dohnert Diz

      Olá amigo. Agradecemos seu contato e já fizemos a correção. Um grande abraço da editoria do Giro do Ciclismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.