Presidente da UCI oficializa candidatura à presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI), conheça os candidatos
David Lappartient, atual presidente da União Ciclística Internacional (UCI), é um dos sete nomes que disputarão a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). A sua candidatura foi oficializada antes do prazo final, em 15 de setembro, em meio à transição de liderança após o anúncio de renúncia do alemão Thomas Bach, atual presidente do COI.
Seis fortes adversários
Além de Lappartient, outros candidatos de destaque também estão na corrida pela presidência. Entre eles estão o príncipe de Jordânia Feisal Al Hussein, Sebastian Coe, Kirsty Coventry, Johan Eliasch, Juan Antonio Samaranch e Morinari Watanabe.
A eleição ocorrerá durante a 143ª Sessão do COI, que será realizada entre 18 e 21 de março de 2025, na Grécia. Antes disso, os candidatos apresentarão seus programas de formação privada aos membros do COI em uma reunião em Lausanne, Suíça, marcada para janeiro de 2025.
Confira quem são os candidatos
Além de David Lappartient que comanda a UCI, outros três são presidentes de federações internacionais: o britânico Sebastian Coe, que lidera a World Athletics desde 2015; o britânico Johan Eliasch, líder da Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) desde 2021; e o japonês Morinari Watanabe, representante máximo da Federação Internacional de Ginástica (FIG) desde 2017.
Kirsty Coventry é a única mulher entre as concorrentes. A ex nadadora é o maior nome da história do esporte de Zimbábue, tendo conquistado sete medalhas em Jogos Olímpicos, sendo dois ouros, quatro pratas e um bronze. Ela é a atual Ministra do Esporte de seu país e compõe o COI desde 2013, quando passou a fazer parte da Comissão de Atletas.
Completam a lista o espanhol Juan Antônio Samaranch Jr., filho do ex-presidente do COI e primeiro vice-presidente do União Internacional de Pentatlo Moderno desde 1996, e o Príncipe Feisal Al Hussein, presidente do Comitê Olímpico da Jordânia desde 2003 e membro do Conselho Executivo do Conselho Olímpico da Ásia (OCA) desde 2007.