Tadej Pogacar encerrará temporada na Il Lombardia em percurso inédito, icônica ascensão é retirada da prova
A organização da Il Lombardia, também conhecida como a “a Corrida das Folhas Que Caem”, anunciou o percurso da edição deste ano, que acontecerá no dia 12 de outubro. A prova marcará o encerramento da temporada de Tadej Pogacar, e apresentará um trajeto que finalizando novamente em Como, mas com uma novidade: a rota desta vez será diferente da corrida realizada há dois anos.
Os ciclistas enfrentarão a difícil subida do Colma di Sormano, porém por um lado diferente do habitual, enquanto a famosa ascensão do Civiglio foi excluída do percurso deste ano.
Detalhes do percurso
Nos últimos anos, a Il Lombardia alternou entre Como e Bérgamo como locais de chegada, e para 2024, Como será mais uma vez o destino final, enquanto Bérgamo servirá como o ponto de partida. O momento decisivo da corrida começa a cerca de 90 km da linha de chegada, com a icônica subida de Madonna del Ghisallo (8,7 km a 5,3%), passando pela rota clássica de Bellagio.
Em 2022, a corrida foi diretamente para a ascensão de San Fermo della Battaglia (2,9 km a 6,6%), mas nesta edição, os ciclistas enfrentarão primeiro o Colma di Sormano (12,8 km a 6,7%, com 10% máx). Curiosamente, o lado escolhido para a escalada normalmente é usado para descidas.
A última vez que esta subida foi incluída na prova foi em 2020, ano em que o esloveno não participou.
Ausência do Civiglio e Foco no San Fermo della Battaglia
A subida do Colma di Sormano se encerra a cerca de 42 km da chegada, marcando o fim das maiores elevações da corrida. Ao contrário dos últimos anos, o Civiglio, que costumava ser uma presença constante nas edições com chegada em Como, não fará parte da edição de 2024.
Após o Sormano, os ciclistas enfrentarão um trecho relativamente plano antes de enfrentar o San Fermo della Battaglia. Ao atingir o topo dessa subida, restarão pouco mais de 5 km até a linha de chegada.
Pogacar em busca da 4ª vitória consecutiva
Em 2023, Tadej Pogacar conquistou sua terceira vitória consecutiva na Il Lombardia, repetindo os feitos de 2021 e 2022. Este ano, o esloveno tem a chance de vencer pela quarta vez consecutiva, porém, mesmo que alcance essa marca, ainda estará atrás de Fausto Coppi, que venceu o “Il Lombardia” cinco vezes entre as décadas de 1940 e 1950.