Tour de Luxembourg: Mads Pedersen vence 2ª etapa, português Ivo Oliveira 7º; confira os resultados e a chegada
Mads Pedersen (Lidl-Trek) bateu Mathieu Van Der Poel (Alpecin Deuceuninck) no sprint para vencer a 2ª etapa do Tour de Luxembourg. Robin Froidevaux (Tudor) completou o pódio na 3ª posição. Mesmo com a 2ª posição, Van der Poel permanece com a camisa de líder da Classificação Geral.
O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), disputou o sprint massivo, terminando a etapa na 7ª posição. Ivo é o melhor português no GC, na 67ª posição, 08 min 24seg atrás do líder Mathieu Van der Poel.
A etapa
A 2ª etapa do Tour de Luxenbourg era considerada a menos exigente da semana, com 155 km e poucas subidas ao longo do percurso. Embora sendo predominantemente plana, os últimos 4 km reservavam uma surpresa: uma rampa de 900 metros com 7% de inclinação, que poderiam provocar ataques decisivos.
A fuga do dia e o abandono de Mattias Skjelmose
Logo após a largada, a fuga do dia foi protagonizada por Alexandre Kess (Philippe Wagner/Bazin) e o líder da classificação de montanha, Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step). A dupla conseguiu abrir uma vantagem máxima de cinco minutos.
No entanto, um dos principais candidatos à vitória geral, Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), sofreu uma queda no pelotão. O dinamarquês ainda tentou retornar, mas acabou abandonando a prova.
A fuga acabou sendo neutralizada com 30 km para a chegada e o pelotão rumou compacto para a chegada, após alguns ataques em busca dos bônus de tempo conquistados por Carl Fredrik Hagen (Q36.5) e Marc Hirschi (2x) da UAE Team Emirates.
Últimos quilômetros
Nos quilômetros finais, Juan Ayuso lançou um ataque, mas o Lidl-Trek rapidamente fechou a diferença, com o pelotão permanecendo unido. Em um momento de hesitação, Esteban Chaves tentou uma tentativa, mas não conseguiu se distanciar. A partir daí, a velocidade aumentou.
A Lidl-Trek posicionou Mads Pedersen de forma impecável para o sprint final, enquanto Mathieu van der Poel se mantinha em sua roda. O holandês tentou ultrapassá-lo, mas não conseguiu avançar. Assim, Pedersen garantiu a vitória, com Van der Poel ficando em segundo lugar.