Icônica montanha onde Chris Froome viveu momento histórico deve retornar ao Tour de France em 2025, assista o vídeo
O Mont Ventoux, uma das subidas mais icônicas do ciclismo mundial, pode voltar a figurar no Tour de France em 2025. Segundo Dominique Santoni, presidente do Departamento de Vaucluse, há boas chances de que o “Gigante da Provença” esteja na rota da corrida.
“Boa probabilidade”, afirma presidente do departamento
Em uma conversa recente com o jornal La Marseillaise, Santoni afirmou que a chegada da etapa no alto do Mont Ventoux, é praticamente certa. “Há uma boa probabilidade de termos o Tour de France no próximo ano”, declarou, reforçando seu otimismo quanto à chegada ao topo do Ventoux, icônica montanha francesa, com 21km de extensão e 7,5% de inclinação média.
Embora o percurso oficial do Tour de 2025 só deve ser revelado no dia 29 de outubro, as expectativas no sul da França são altas. O Grand Départ, que marca o início da corrida, será em Lille, no norte da França.
Chris Froome em etapa histórica no Tour de France 2016
Dominique Santoni expressou grande confiança na inclusão do Mont Ventoux na rota do Tour de France de 2025. “Há uma boa probabilidade de termos o Tour de France no próximo ano”, declarou, reforçando seu otimismo quanto à chegada ao topo do Ventoux.
A última vez que o Tour planejou uma finalização no cume foi em 2016, porém, devido a condições climáticas adversas, com os ventos superiores 100 km/h, a chegada foi antecipada para Chalet Reynard, 6km antes do topo da montanha.
Nesse dia, Chris Froome subiu parte da montanha correndo, após um incidente com uma motocicleta da equipe de fimagem, com Thomas De Gendt vencendo a etapa e Froome finalizando mais de 5 minutos após o vencedor.
Histórico de Chegadas no Mont Ventoux
O Mont Ventoux já foi palco de momentos inesquecíveis no Tour de France. Em 2013, Chris Froome conquistou uma vitória impressionante no cume, consolidando seu domínio na corrida. Anos antes, em 2009, o espanhol Juan Manuel Garate foi o melhor ao cruzar a linha de chegada no topo.
Já em 2021, o Tour voltou ao Ventoux, desta vez com uma subida dupla. Na 11ª etapa daquele ano, Wout van Aert saiu vitorioso, com a chegada final em Malaucène, após enfrentar as duras inclinações da montanha.