Fabian Cancellara analisa favoritismo de Remco Evenepoel “Quão bom é Evenepoel? Ele sabe?”
O 4x Campeão Mundial de Contrarrelógio Fabian Cancellara, uma das maiores lendas do ciclismo, compartilhou suas opiniões sobre o Mundial de Zurique, em uma entrevista ao canal belga Het Nieuwsblad.
Ele comentou sobre o percurso do Campeonato Mundial destacando o favoritismo do belga Remco Evenepoel. Além disso, Cancellara relembrou sua própria trajetória no esporte e analisou as mudanças que ocorreram desde sua aposentadoria.
“O percurso é para caras poderosos que sabem dosar”
Quando questionado se gostaria de competir no Campeonato Mundial em Zurique, Cancellara não escondeu seu entusiasmo.
“Eu teria adorado. Plano, montanha, plano novamente. Totalmente meu ambiente, realmente algo para caras poderosos que sabem controlar bem, porque você terá que dosar”.
Cancellara expressou, ainda, seu desejo de ver Stefan Küng, seu compatriota, triunfar no evento: “Se ele não é um dos favoritos, então o homem que eu mais gostaria de ver vencer é Stefan Küng, com um campeão mundial suíço, o clima mudaria imediatamente”.
“Quão bom é Remco Evenepoel? Ele mesmo sabe?”
Fabian também comentou sobre Remco Evenepoel, embora com algumas dúvidas. “Mas quão bom é Evenepoel? Existe alguém que sabe? Ele mesmo sabe disso?”, questionou Cancellara. Para ele, a preparação intensa não garante sucesso absoluto em uma prova tão desafiadora:
“Só porque você postou no Strava um treino de 7 horas com três a quatro mil metros de ganho de elevação não significa que você está realmente pronto”, pondera Cancellara.
“Mesmo que Remco não seja o melhor, por assim dizer, ele ainda é o favorito. Quero dizer, ele ainda pode vencer”, declarou o suíço.
“Só estive duas vezes em um túnel de vento”
Cancellara também fez uma interessante reflexão sobre as mudanças no ciclismo desde que se aposentou em 2016. “Tudo evoluiu muito. Eu era um cara muito forte, tudo na força. Remco é um cara aero”, explicou Cancellara, ressaltando como a aerodinâmica passou a ser um fator decisivo atualmente.
Ele também compartilhou uma curiosidade sobre sua carreira: “Você acredita que estive em um túnel de vento duas vezes em toda a minha carreira? A última vez foi em 2011, cinco anos antes do meu segundo título olímpico. Agora sabemos que a aerodinâmica é tudo, finalizou Fabian Cancellara.