Campeonato Mundial de Contrarrelógio Sub-23, Ivan Romeo surpreende favoritos e é Campeão Mundial, confira os resultados e a chegada
Iván Romeo (Movistar), espanhol de 21 anos, surpreendeu o mundo do ciclismo ao se tornar o novo campeão mundial de Contrarrelógio na categoria sub-23. O jovem superou favoritos como Alec Segaert (Lotto Dstny) com uma fase final impressionante, deixando Jakob Söderqvist (Lidl-Trek) em segundo lugar e Jan Christen (UAE Team Emirates) com a medalha de bronze.
Segaert, apontado como o principal candidato ao título, terminou em quarto lugar, fora do pódio no difícil Contrarrelógio de 29,9km.
Início da prova com piso escorregadio
No dia seguinte às provas de Contrarrelógio dos homens e mulheres da elite, foi uma vez que os ciclistas sub-23 disputaram o percurso no Campeonato Mundial em Zurique. O objetivo era encontrar o sucessor do italiano Lorenzo Milesi, e os primeiros tempos começaram a surgir.
O mexicano Isaac del Toro se destacou no ponto intermediário, após uma performance segura em trajetória um escorregadio e traiçoeiro. Seu tempo de 38min 07seg, com uma média de 47,1 km/h, o colocou provisoriamente no topo.
No entanto, a liderança de Del Toro logo seria desafiada por ciclistas de maior calibre, à medida que os principais nomes começavam a cruzar a linha de chegada.
António Morgado
Com o avanço da prova, António Morgado, o representante de Portugal, não conseguiu se aproximar do tempo de seu companheiro de equipe, Del Toro. O jovem ciclista terminou cerca de 1 min mais lento, ficando fora da disputa pelos primeiros lugares. Já Darren Rafferty e Jan Christen se mostraram mais competitivos, sendo consideravelmente mais rápidos no primeiro ponto intermediário.
Jan Christen, em particular, parecia estar estabelecendo um novo padrão, com 37 segundos de vantagem sobre Rafferty e seis segundos à frente de Del Toro.
Iván Romeo entra em ação
A liderança de Jan Christen não durou muito, pois Iván Romeo entrou em cena com uma performance notável na segunda metade da prova.
Apesar de estar atrás no primeiro ponto intermediário, Iván Romeo conseguiu uma virada espetacular. O ciclista da Movistar cedeu 20 segundos a Jan Christen na primeira parte do percurso, mas compensou com uma fase final incrível, terminando 41 segundos à frente de Christen.
Com um tempo de 36min 42seg, Romeo se tornou o primeiro ciclista a completar a prova abaixo dos 37 minutos, assumindo a liderança.
Jakob Söderqvist foi o próximo a ameaçar Romeo, com uma desvantagem de apenas seis segundos nos últimos quilômetros planos. Alec Segaert, favorito absoluto, iniciou forte, registrando um tempo parcial mais rápido do que Romeo no ponto de 20,5 km, com uma vantagem de seis segundos.
Favorito fora do pódio
Apesar de seu bom desempenho inicial, Alec Segaert não conseguiu sustentar o ritmo nas milhas finais. Iván Romeo teve uma fase final relâmpago, obrigando o belga a dar tudo de si para tentar manter a liderança.
No entanto, Segaert não conseguiu acompanhar o ritmo de Romeo e acabou perdendo 54 seg nos momentos decisivos, terminando fora do pódio.
Com isso, Iván Romeo se torna o 2º espanhol a conquistar o Título Mundial de Contrarrelógio na categoria sub-23 (Iván Guttierrez também venceu em 1999). Jakob Söderqvist levou a prata, enquanto Jan Christen garantiu o bronze.
Assista a chegada de Iván Romeo
@valterdohnert Iván Romeo Campeonato Mundial de Contrarrelógio Sub-23
♬ original sound – valterdohnert